O Cardeal Varkey Vithayathil é o novo presidente da Conferência Episcopal Indiana (CBCI). O purpurado, arcebispo-mor de Ernakulam-Angamaly, dos sírio-malabarenses, disse nesta terça-feira que é "importante trabalhar em colaboração com os três ritos presentes no país, sírio-malabarense, latino e sírio-malankarense, com união, comunhão, cooperação e na unidade de espírito".
O purpurado ressaltou ainda que não esperava ser nomeado por causa de sua idade (ele completará 81 anos em 29 de maio), mas "aceito com humildade", disse. Dom Varkey sublinhou que a Índia hoje está se desenvolvendo economicamente, mas existe ainda muita pobreza. "A Constituição garante a liberdade de professar e difundir a nossa fé, mas as forças extremistas propagam um regime de terror contra as minorias", sublinhou.
Dom Varkey afirmou que os marginalizados podem contar com a ajuda da Igreja por meio dos serviços de assistência médica e de educação. O arcebispo de Mumbai, Dom Oswald Gracias, expressou grande alegria pela nomeação de Dom Varkey, afirmando que esse resultado é uma mensagem forte para as Igrejas orientais, que são parte integrante da única Igreja Católica.