25 anos

Especialista fala sobre o Código de Direito Canônico

Hoje a Igreja celebra os 25 anos da promulgação do Código de Direito Canônico. Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, padre doutor Vicente Ferreira de Lima, ex-presidente do Tribunal Eclesial de Direito Canônico do Brasil e atual presidente do Tribunal Eclesial em Divinópolis, Minas Gerais, explicou como o conjunto destas normas pode ser aplicado no dia-a-dia dos cristãos católicos.

.:
Leia na íntegra, a entrevista com padre Vicente

“Toda Sociedade que se organiza tem a necessidade de um corpo de leis que regulem e disciplinem a vida e a convivência de seus membros”, explica o sacerdote ao argumentar que a Igreja Católica, possui normas especificas sobre as articulações de suas atividades e vida social.

Padre Vicente lembrou de uma frase de João Paulo II que expressa o significado do Código de Direito Canônico para a Igreja: “… objetivo do Código de Direito Canônico não é, de forma alguma, substituir, na vida da Igreja e dos fieis, a fé, a graça, os carismas, nem muito menos a caridade. Pelo contrário, sua finalidade é, antes, criar na sociedade eclesial uma ordem que, dando a primazia ao amor, à graça e aos carismas, facilite ao mesmo tempo seu desenvolvimento orgânico na vida, seja da sociedade eclesial, seja de cada um de seus membros”.

O padre explicou que há a necessidade de normas uma vez que os Evangelhos, em si, não têm a força de obrigar. O Código, sim, é imperativo.

“O Código de Direito Canônico surgiu na solenidade de Pentecostes do ano de 1917, fruto de uma pesquisa apurada e reunião das muitas leis, decretos, Bulas Papais e outros documentos existentes até então”, disse. “Apenas em 25 de janeiro de 1983 foi promulgado: “Depois de muitos anos de trabalho, o Papa João Paulo II promulgou o novo Código. Sua revisão se fazia necessária para adequá-lo à realidade atual da vida e da convivência da sociedade e de cada um individualmente”, complementou o sacerdote.

Falando sobre as novidades que vieram a partir da promulgação do código, Padre Doutor Vicente diz que se sobressaíram as “normas claras sobre os direitos e deveres dos fiéis cristãos, clérigos e leigos, tão importantes para os dias atuais”.

Segundo padre Padre Vicente, o Código hoje define melhor quem é o Povo de Deus, traz e enriquece a doutrina sobre os sacramentos e define melhor o múnus de ensinar na Igreja, com conteúdo muito rico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo