No Vaticano

Renovação carismática é foco da terceira pregação do Advento

Papa e a Cúria Romana participam das pregações do Advento, que esse ano têm como tema o Espírito Santo

Da Redação, com Rádio Vaticano

A renovação carismática foi o foco da terceira pregação do Advento feita pelo pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, nesta sexta-feira, 16, no Vaticano. Participam das pregações o Papa Francisco e a Cúria Romana.

Dentro do tema “A sóbria embriaguez do Espírito”, Frei Raniero dedicou especial atenção hoje à renovação carismática. Para o frei capuchino, como outras análogas realidades novas da Igreja de hoje, a renovação carismática apresenta por vezes lados problemáticos, excessos, divisões e pecados.

Leia também
.: Espírito Santo é foco da primeira pregação do Advento no Vaticano
.: Frei Raniero fala do Espírito Santo e o carisma do discernimento

“Isso foi, também para mim, no começo, pedra de escândalo. Mas isso acontece com todos os dons de Deus assim que caem nas mãos dos homens. No entanto, ninguém sonha com eliminar esse carisma na vida da Igreja. Não foram isentos de desordens e defeitos nem mesmo as primeiras comunidades carismáticas cristãs, como aquela de Corinto. O Espírito não faz todos e de uma vez santos. Age em diferentes graus e de acordo com a correspondência que encontra”.

Frei Raniero acrescentou que não se trata de aderir a um ou outro movimento na Igreja. Para ele, não se trata nem mesmo de um movimento, mas de uma “corrente de graça” aberta a todos. “São João XXIII falou de um ‘novo Pentecostes’, o Beato Paulo VI foi ainda mais longe falando de um ‘perene Pentecostes’”.

O pregador da Casa Pontifícia concluiu com um verso ambrosiano, uma estrofe do hino das Laudes da Quarta Semana do saltério: “Seja Cristo o nosso alimento, seja Cristo a água viva: nele provamos sóbrios a embriaguez do Espírito”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo