Encontro com Patriarca

Papa destaca unidade entre a Igreja de Roma e a Igreja Maronita

Na manhã desta quinta-feira, 15, o Papa Bento XVI recebeu na Sala Clementina um grupo de 150 bispos e fiéis que acompanham Sua Beatitute Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas nesta primeira visita ao Sucessor de Pedro após a eleição.

O encontro desta quinta-feira solenizou a “ecclesiastica communio” já comunicada por Bento XVI em carta no último dia 24 de março. O Papa louvou a eleição de Dom Béchara Raí, ocorrida dias após o encerramento do Ano Santo que comemorou os 16 séculos da morte de São Maroun, fundador da Igreja, como uma proeminente bênção.

Discursando, o Pontífice saudou inicialmente toda a comitiva por este grande momento de comunhão e unidade entre a Igreja Maronita e a Igreja de Roma e colheu a presença do Patriarca Emérito, Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, para expressar seu carinho e gratidão pelos 25 anos dedicados à liderança da Igreja Maronita em meio às turbulências da história.

“Por estar no coração do Oriente Médio você tem uma tarefa enorme junto aos homens, anunciando-lhes a Boa Nova da Salvação”, disse o Papa ao Patriarca maronita.

No recente Sínodo de outubro de 2010, foi evocada muitas vezes a urgência de voltar a propor o Evangelho às pessoas que sabem pouco ou que estão afastadas da Igreja.

Encorajando os católicos maronitas, Bento XVI disse que com todas as forças vivas presentes no Líbano e no Oriente Médio, a Igreja priorizará o anúncio, o testemunho e a vida na comunhão com a Palavra, para recuperar o ardor dos primeiros cristãos.

O Santo Padre destacou que esta região do mundo, onde patriarcas, profetas, apóstolos e o próprio Jesus Cristo foram abençoados por sua presença e pregação, aspira a uma paz duradoura que a Palavra da Verdade, acolhida e partilhada, poderá estabelecer.

“Para continuar este trabalho é preciso formar a juventude, humana e espiritualmente, através de uma rede escolar e catequética de qualidade. Só assim, os jovens de hoje serão homens e mulheres responsáveis em suas famílias e na sociedade; e poderão construir uma maior solidariedade e fraternidade entre todos os componentes da Nação”, ressaltou o Papa.

Neste sentido, o Pontífice também convidou a intensificar a formação dos sacerdotes e dos numerosos jovens chamados pelo Senhor às suas eparquias e congregações religiosas.

Finalizando, Bento XVI se disse certo de que o Espírito Santo irá ajudá-los no exercício de sua responsabilidade e consolá-los em suas dificuldades, e concedeu sua benção a todos os fiéis e membros do Patriarcado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo