Comemorações

Franciscanos emitem carta pelo 8º centenário do perdão de Assis

Aniversário do tradicional perdão de Assis em 2016 coincide com o Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco

Da Redação, com Rádio Vaticano

Os quatro ministros gerais da Família Franciscana (Superiores das Ordens dos Frades Menores, Frades Capuchinhos, Frades Conventuais e Terceira Ordem Regular) fizeram uma carta pastoral divulgada por ocasião do 8º Centenário do Perdão de Assis.

“Que este centenário nos ajude a experimentar uma saudável vergonha – pois parece que ninguém se interessa em levar paz e concórdia à realidade conflitual em que vivemos – e nos faça crescer na capacidade criativa para encontrar novas maneiras de cantar uma canção compreensível para os homens e mulheres do nosso tempo: uma provocação eficaz para construir paz e reconciliação”, escrevem os franciscanos.

A celebração de mais um aniversário da tradicional data da concessão da indulgência da Porciúncula se torna ainda mais especial em 2016, devido ao Jubileu da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco para o período de 20 de novembro de 2015 até 8 de dezembro de 2016.

“Em 2016 coincidem duas datas: o aniversário da tradicional data da concessão da indulgência da Porciúncula – desejada por Francisco para mandar todos ao Paraíso – e o Jubileu da Misericórdia, desejado por um Papa que leva o nome de Francisco. Queremos aproveitar a ocasião desta coincidência de datas, que nos convida para aprofundar o grande tema da misericórdia e do perdão em relação à nossa tradição espiritual franciscana”.

Nunca separar amor a Deus e ao próximo

Os franciscanos enfatizam ainda na mensagem que misericórdia é uma palavra muito querida a Francisco, frequentemente presente em seus escritos e utilizada em duas direções: o agir de Deus misericordioso e o agir misericordioso do homem para com seus irmãos.

“Aquilo que importa é que nunca separemos os dois elementos, porque Jesus no Evangelho ensina que o primeiro mandamento fala contemporaneamente do amor a Deus e ao próximo, que não podem ser separados”, conclui a mensagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo