na América Latina

Frades Menores Conventuais celebram 70 anos de evangelização

O Rio de Janeiro é o ponto de chegada dos Frades menores conventuais no continente americano

Da Redação, com CNBB

A Ordem dos Frades Menores Conventuais celebra 70 anos de sua chegada no continente latino-americano. Em comemoração, será realizado um Congresso entre os dias 13 e 17 de julho, no Rio de Janeiro. O encontro tem como foco aprofundar a reflexão sobre os cenários, a prática missionária e evangelizadora dos frades na América Latina e Caribe.

“A gente espera que o encontro dos frades seja uma injeção no braço da Ordem na América Latina para continuar essa missão e, quem sabe, chegar a outros países também”, afirma o bispo emérito de Valença (RJ), Dom Elias Manning.

Dom Elias explicou também que a Ordem está presente em vários lugares no país. “Temos quatro jurisdições no Brasil, que foi um país onde a nossa Ordem se expandiu e floresceu muito, são elas: Rio de Janeiro e Minas Gerais; São Paulo e Região Sul; Goiás e Distrito Federal; e a região Nordeste”.

Segundo o bispo, entre as quatro jurisdições, a Ordem já possui cinco bispos: Dom Fernando Mason, de Piracicaba (SP); Dom João Mamede, de Umuarama (PR); Dom João Wilk, de Anápolis (GO); e Dom Janusz Danecki, auxiliar de Campo Grande (MS).

O porta-voz do evento e responsável pela liturgia do encontro, frei Cláudio Vieira, afirmou que todos os bispos da Ordem estarão no Congresso.

O Rio de Janeiro é o ponto de chegada dos conventuais no continente americano. O início se dá com a fundação da Custódia Provincial Imaculada Conceição, no dia 28 de março de 1946 e o convento São Francisco de Assis, no bairro Rio Comprido, é o mais antigo dos conventuais na América Latina.

Programação

O evento contará com uma programação rica em debates. Na programação constam mesas redondas e palestras diversificadas.

No primeiro dia do Congresso, 13, haverá uma celebração de abertura, seguida da palestra sobre “Os Grandes Momentos Históricos da Igreja Latino-americana”, ministrada por Eduardo Hoornaert.

Na quinta-feira, 14, vários palestrantes abordarão o tema “Aproximação Crítica a alguns Fragmentos da Memória Histórica da Evangelização realizada pelos Franciscanos Conventuais na AL e Caribe”.

Já no dia 15, haverá um Cine Fórum. No último dia, uma celebração eucarística será realizada para comemorar os 70 anos da chegada da Ordem ao continente latino-americano. Para saber mais sobre o evento, acesse as redes sociais:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo