Clericus Cup

Chapecoense será homenageada em campeonato pontifício de futebol

Clericus Cup começa em 23 de março em Roma, com 18 times formados por padres e seminaristas; neste ano, 11ª edição, homenagem à Chapecoense

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Clericus Cup, um campeonato pontifício de futebol para sacerdotes e seminaristas, chega à sua 11ª edição agora em março e vai homenagear a Chapecoense, time que perdeu jogadores e membros da comissão técnica em acidente aéreo em novembro passado.

O campeonato envolve 18 times e 404 jogadores de 66 nacionalidades. A nova edição do evento foi apresentada nesta quinta-feira, 2, na sede da Rádio Vaticano. A “Copa do Mundo eclesial” é promovida pelo Centro Esportivo Italiano, com o patrocínio da Conferência Episcopal Italiana e da Santa Sé.

O apito inicial será no dia 23 de março e a final será jogada no dia 27 de maio. “Clericus Cup, entre gol e Quaresma” apresenta algumas novidades, como por exemplo a criação de um time para recordar a Chapecoense.

“Chape Cusmano Belga” é o nome do time guiado pelo padre Adenis de Oliveira, secretário-geral dos Missionários Servos dos Pobres, pároco da Pisana, que jogará com as cores da Chapecoense. A família de padre Adenis mora há 30 anos em Chapecó e ele torcia pelo time. Após a tragédia, veio a ideia da homenagem na Clericus Cup; o clube foi comunicado e agradeceu.

O Colégio Pio Brasileiro se apresenta como o segundo maior time da competição, com 26 jogadores. O treinador é o goleiro Carlos Gomes, da arquidiocese de Goiânia. “Pra mim é uma novidade. Eu cheguei aqui em Roma há seis meses, eu nem sequer sabia da existência desse torneio e muito menos que seria treinador desse time. O reitor do nosso colégio, sabendo da minha experiência como ex-jogador de futebol profissional me deu essa missão e eu assumi com muito carinho. Tenho me surpreendido muito com o empenho dos padres que vão disputar a Clericus Cup”.

No meio de campo, está padre Neimar Aloísio Troes, de Toledo, no Paraná. “Como padre, sou um bom jogador, mas como jogador, a minha vocação é ser padre. É um orgulho, uma oportunidade muito importante para nós padres essa integração, essa unidade”.

O reitor do Colégio Pio Brasileiro, padre Geraldo Maia, faz seus votos ao time. “Nós desejamos que os nossos jogadores possam apresentar um bom futebol, como é o futebol do Brasil, que o Brasil seja bem representado por esse time e esperamos que esse torneio seja um congraçamento entre os vários colégios aqui em Roma”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo