Igreja de Portland

Arcebispo envia carta lamentando tragédia em Oregon, EUA

Dom Alexander Sample, arcebispo de Portland, EUA, envia carta lamentando tragédia em universidade americana.

Da Redação, com Catholic Sentinel

Em resposta ao tiroteio em Umpqua Community College, Roseburg, Oregon, nos Estados Unidos, o arcebispo Alexander Sample enviou uma mensagem pastoral às pessoas que se reuniram em oração na Paróquia São José.

Dom Sample lamentou o fato de vivermos em meio a uma cultura que não valoriza a dignidade e o caráter sagrado da vida humana. “Devemos unir nosso sofrimento à cruz de Jesus e do sofrimento das pessoas diretamente afetadas por esta tragédia”, disse o arcebispo.

Pelo menos nove pessoas foram mortas e sete ficaram feridas no ataque. A universidade tem 3 mil alunos e fica na cidade de Roseburg, em Oregon, cidade de 22 mil habitantes em uma área rural do Estado, a 281 km de Portland.

Leia a carta na íntegra:

“Meus queridos irmãos e irmãs,

Estou triste e sem palavras sobre a tragédia que se abateu na comunidade local e no campus de Umpqua Community College. Apesar de não poder estar presente em pessoa, neste momento, quero estar com vocês, e saibam que estou unido espiritualmente e em oração. Nós somos um único corpo em Cristo e se um de nós sofre, todos sofremos. Meu coração está pesaroso por estes fatos que nos afligem e estou com todos vocês.

Como vocês, não posso entender a forma trágica em que estes membros da nossa comunidade perderam a vida e o número de feridos deste terrível e violento ataque. Por que este tipo de tragédias com tiroteios continuam acontecendo, é uma pergunta difícil de entender. Lamentavelmente, vivemos em meio a uma cultura que não valoriza a dignidade e o caráter sagrado da vida humana como se fazia antes.

Devemos unir nosso sofrimento à cruz de Jesus e do sofrimento das pessoas diretamente afetadas por esta tragédia. Em Cristo, a dor, a morte e a perda são transformados pela glória da Ressurreição. Jesus venceu o pecado e a morte, e abriu o caminho para a vida eterna. Vamos rezar encomendando nossos irmãos e irmãs falecidos à misericórdia de nosso Pai amoroso. Vamos orar pela cura e força daqueles que choram a perda de seus entes queridos e aqueles que cuidam dos feridos.

Vou permanecer unido em oração com todos vocês. Deus vos abençoe, e que o Deus de misericórdia os mantenham em seu amoroso cuidado agora e para sempre.

Com Jesus e Maria,

Arcebispo Alexander Sample

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo