Finanças

Aprovadas medidas do Vaticano contra lavagem de dinheiro

Conselho da Europa aprova medidas do Vaticano no combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo

Da redação, com Santa Sé

A Sala de Imprensa do Vaticano Vaticano informou nesta quarta-feira, 9, o Moneyval, organismo especializado do Conselho da Europa para medidas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, aprovou na última terça-feira o mais recente relatório sobre as finanças da Santa Sé.

A aprovação deste novo relatório faz parte do procedimento ordinário adotado pelo Comitê Moneyval para todos os países membros. Ela segue a aprovação do “Relatório de avaliação” (Mutual Evaluation Report) de 4 de julho de 2012, assim como do primeiro ‘Progress Report’ de 9 de dezembro de 2013.

A sala de imprensa da Santa Sé disse em comunicado que o comitê Moneyval “acolheu positivamente os resultados dos contínuos esforços empreendidos” pelo Vaticano com o objetivo de “reforçar” as áreas institucionais, jurídicas e operativas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

O subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados, monsenhor Antoine Camilleri, disse que este relatório significa que a Santa Sé “instituiu um sistema que funciona bem, eficaz e sustentável para prevenir os crimes financeiros”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo