Papa recebe presidente da Palestina e fala da necessidade de paz

Encontro entre Papa e presidente palestino abordou necessidade de paz

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 17, o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.   Um dos temas do encontro foi a situação no Oriente Médio, em especial a retomada das negociações entre israelenses e palestinos.

Um comunicado emitido pelo Vaticano informa que na reunião manifestou-se o desejo de que a retomada de negociações produza frutos a fim de encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito cujo fim é sempre mais necessário e urgente. Nesse ponto, falou-se da expectativa de que as partes tomem decisões corajosas em favor da paz com o apoio da Comunidade Internacional.

Uma grave preocupação foi dedicada ainda à situação na Síria, para a qual se deseja que a lógica da violência assuma tão logo o diálogo e a reconciliação. No que diz respeito às relações bilaterais, manifestou-se satisfação pelos progressos feitos na elaboração de um Acordo Global sobre alguns aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja católica na Palestina.

Outro aspecto abordado no encontro foi a situação das comunidades cristãs nos territórios palestinos e, mais em geral, no Oriente Médio, observando a significativa contribuição que oferecem para o bem comum da sociedade.

Após o encontro particular de 25 minutos, o Pontífice doou a Mahmoud Abbas uma caneta que retrata a coluna de Bernini, no Altar das Confissões, na Basílica de São Pedro. “Espero assinar com esta caneta o Acordo de Paz com Israel”, disse o presidente palestino.

Em seu primeiro encontro com o Papa Francisco, Abbas estava acompanhado por uma delegação de 13 pessoas, duas das quais mulheres, o Prefeito de Belém e o embaixador palestino junto à Itália.

O presidente convidou o Papa a visitar a Terra Santa. Ele mesmo o revelou ao Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti, depois da audiência com o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo