Famílias com o Papa

Encontro Mundial das Famílias começou com João Paulo II

Desde 1994, encontros são realizados para refletir sobre a situação das famílias; João Paulo II participou de quatro edições do evento

Rogéria Nair
Da Redação

Um momento especial de reflexão sobre a família. Essa é a proposta do Encontro Mundial das Famílias, realizado a cada três anos desde 1994, sob organização do Pontifício Conselho para as Famílias.

Tudo começou no pontificado de João Paulo II, que está prestes a ser canonizado. Em 1994, ele instituiu o Ano das Famílias e promoveu a primeira edição do Encontro. O Santo Padre participou de quatro edições: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Roma (Itália) e Manila (Filipinas), sendo que nessa última participou por videoconferência devido a seu estado de saúde.

Confira abaixo um pequeno resumo desses quatro primeiros Encontros Mundiais das Famílias que contaram com a participação do Papa polonês:

I Encontro Mundial das famílias

O futuro santo polonês, no ano de 1994, instituiu o Ano das Famílias e durante esse mesmo ano promoveu o Encontro Mundial das famílias em Roma. Durante seu discurso, o Papa interpelou aos presentes: “Família cristã : o que é você?” E tendo por base a Igreja primitiva, afirmou que as famílias são a “Igreja doméstica”. Refletindo sobre as diversas formas de vida na Igreja, declarou que família e consagração andam juntas e que o cuidado com a instituição familiar é a pedra angular da nova evangelização.

II Encontro Mundial das famílias

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1997, aconteceu no Rio de Janeiro o II Encontro Mundial das Famílias, com o tema: “A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”. Em seus discursos, o Santo Padre denunciou os ataques de instituições às famílias e convidou os homens de boa vontade a defenderem a vida desde a concepção.

A Santa Missa de encerramento aconteceu no dia 5 de outubro de 1997 no Aterro do Flamengo e reuniu cerca de 2 milhões de fiéis. Durante o discurso de encerramento, o Pontífice chamou a família de “esperança da humanidade” e convidou as famílias a buscarem a santidade: “Deus vos chama à santidade! Ele mesmo escolheu-nos ‘por Jesus Cristo, antes da criação do mundo – nos diz S. Paulo – para que sejamos santos na sua presença’”. Os casais tiveram a oportunidade de dar testemunho de fidelidade e amor à vida, dentre os testemunhos se destacou o de Gianna, filha de santa Gianna Bereta Molla, que preferiu morrer a ter que abortar a filha.

III Encontro Mundial das famílias

Inscrito no calendário das celebrações jubilares do ano 2000 em Roma, o III Encontro Mundial das Famílias teve como tema: “Os filhos, primavera da família e da sociedade”.  Durante o encontro, o beato polonês chamou a atenção dos presentes quanto à mentalidade secularizada a respeito do matrimônio e das famílias. O Santo Padre afirmou ainda que a propagação das drogas, a promiscuidade sexual e outros estilos de vida contrários ao Evangelho oferecidos às crianças como sinal de liberdade e modernidade são obstáculos que impedem a descoberta da própria identidade moral.

IV Encontro Mundial das famílias

Em 2003, foi a vez de Manila, nas Filipinas, receber as famílias do mundo inteiro. Por motivos de saúde, devido à altitude da capital mexicana, João Paulo II não pôde comparecer, tendo participado por videoconferência. Mesmo não estando presente fisicamente, João Paulo II enviou seu discurso que abordava o tema do encontro: “A família cristã, boa nova para o terceiro milênio”. No texto, o Santo Padre enfatizou aos presentes a sublime missão da família, que após acolher o Evangelho e deixar-se iluminar por ele tem o compromisso de tornar-se sua testemunha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo