Votuporanga (SP)

Papa Francisco cria nova diocese no Brasil

Padre Moacir Aparecido de Freitas, do clero da diocese de São Carlos (SP), será o novo Bispo

CNBB

Nesta quarta-feira, 20, o Papa Francisco erigiu a nova diocese de Votuporanga (SP), com território desmembrado das dioceses de São José do Rio Preto e Jales, ambas no Estado de São Paulo.  No mesmo ato, Francisco nomeou como primeiro bispo da nova Igreja particular o padre Moacir Aparecido de Freitas.

Novo Bispo

Padre Moacir Aparecido de Freitas / Foto: CNBB

Padre Moacir Aparecido de Freitas, nomeado Bispo nesta quarta-feira, 20 / Foto: CNBB

Padre Moacir Aparecido de Freitas é do clero da diocese de São Carlos (SP). Nasceu em 22 de agosto de 1962, em Ibirá (SP). Ingressou aos 12 anos no Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, em José Bonifácio (SP). Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Filosofia, na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP).

Padre Moacir Aparecido recebeu a ordenação presbiteral em 11 de dezembro de 1987.Na diocese de São Carlos, trabalhou como vigário paroquial, pároco e capelão. Também exerceu funções de representante do Conselho de Presbíteros; coordenador da Pastoral Catequética; coordenador diocesano da Comissão Testemunho no projeto Rumo ao Novo Milênio; coordenador da Escola de Teologia para agentes de Pastoral. Desde 2008 é diretor espiritual no Seminário de Teologia “Casa de Formação São Carlos”, em Campinas.

Votuporanga

O município que dá nome à diocese está situado na região noroeste do estado de São Paulo. A cidade foi fundada em 8 de agosto de 1937 e é conhecida por “Cidade das Brisas Suaves”, dada a etimologia do termo Votuporanga.

A sede da nova Igreja particular que fará parte do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está a cerca de 60 quilômetros de Jales e a 80de São José do Rio Preto.

Leia também
.: Bispo de Rio Preto fala sobre desmembramento de sua Diocese

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo