Dia da Bíblia

Padre fala sobre benefícios de ler a Bíblia para crianças

Para padre Bortolini, crianças que leem a Bíblia dificilmente se envolverão com vícios no futuro

Luciane Marins
Da Redação

Nesta quarta-feira, 30, a Igreja celebra o dia da Bíblia, o livro mais lido em todo mundo. Suas histórias interessam a homens e mulheres de todo o tempo, e o gosto pela sua leitura, pode ser incutido desde a infância.

Pe.-José-Bortolini-300x201

Padre José Bortolini, vigário da Paróquia Santa Suzana, diocese de Campo Limpo (SP) e autor de vários livros na área bíblica / Foto: Paróquia Santa Suzana

Padre José Bortolini, vigário da Paróquia de Santa Suzana, (SP) e autor do livro “A Bíblia da família – Pais e filhos aprendendo juntos”, acredita que despertar o interesse das crianças pela Palavra de Deus é simples, já que o livro é repleto de histórias surpreendentes. “A Bíblia está cheia de episódios que fazem as crianças arregalar os olhos”.

Ele cita como exemplo a história da criação, de Caim e Abel, Moisés, Josué, Gedeão, Sansão, além de heróis e heroínas da Sagrada Escritura.

O sacerdote defende que o interesse das crianças pelo Livro Sagrado depende do interesse dos pais. Quando os filhos ainda não sabem ler, uma dica, é que os pais usem a fantasia para contar as histórias dos personagens bíblicos. Outra forma é o desenho para colorir, que ilustre alguma história da Bíblia. Para o padre, esses são meios simples, capazes de iniciar os pequenos no estudo futuro do Livro.

A medida que a criança aprende a ler, aos poucos, o próprio texto da Bíblia pode ser introduzido, mas o padre recomenda que esse processo seja feito com “calma” e “paciência”. “Não creio que seja útil colocar na mão de uma criança de cinco anos uma Bíblia completa, porque é necessário uma caminhada para chegar a manusear a Bíblia.” Textos do Novo Testamento, como os Evangelhos e as parábolas são sugeridos para começar.

Experiência com a Palavra na infância

Em sua infância, padre Bortolini foi testemunha de uma experiência assim. Ele conta que seu gosto pela Sagrada Escritura foi despertado quando ainda era menino e vivia na roça com sua família, e seu pai tinha o hábito de ler, para ele e seus irmãos.

“Quando chovia, a gente não trabalhava na roça, meu pai tinha uma história sagrada, nem era a Bíblia exatamente, era um livro com episódios seletos, fantásticos, espetaculares de personagens da Bíblia. Ele lia pra gente e nós ficávamos extremamente interessados, fascinados por essas histórias, e torcendo pra que chovesse mais.”

Leia também
.: Famílias testemunham benefícios da leitura diária da Bíblia

Dica para os pais

O padre recorda a frase de um santo que diz que a Bíblia é a carta de Deus para a humanidade. “Quando recebemos uma carta ou e-mail, ninguém fica sem abrir para ler a mensagem. A Bíblia é a grande mensagem que Deus deixou para os homens. Seria uma ingratidão muito grande, não ler, não apreciar, valorizar, refletir sobre essa mensagem”.

Para padre Bortolini os pais que dedicam tempo para ler a Bíblia com seus filhos, colherão bons frutos no futuro.

“Os pais que gastam tempo com suas crianças para ler a Bíblia não terão que gastar tempo no futuro para tirá-las das drogas, do vício, da cadeia, da marginalidade. Quem pega uma criança pela mão e mostra o caminho da Bíblia, que é o caminho de Deus, tem quase toda certeza de não ter que pegá-la pela mão para tira-la da marginalidade, da dependência química, assim por diante.”

Leia também
.: Exegeta destaca praticidade da Bíblia online

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo