Papa nos EUA

Filadélfia: Museu traz exposição de textos bíblicos antigos

Entre as peças expostas, está um dos mais antigos fragmentos do Evangelho de Mateus

Da redação, com Rádio Vaticano

No âmbito da visita do Papa Francisco aos Estados Unidos, o Penn Museum da Filadélfia realiza uma exposição para ressaltar os vários modos em que a Bíblia e as tradições geradas em torno dela foram representadas ao longo dos séculos e nos diversos continentes. Intitulada “Sacred Writings. Extraordinary Texts of The Biblical World” (“Escritos Sagrados. Textos extraordinários do Mundo bíblico”), a mostra estará aberta de 15 de agosto a 7 de novembro.

Leia também:
.: Coral inicia ensaio para Missa com o Papa na Filadélfia
.: Papa entregará 1 milhão de evangelhos no Encontro das Famílias na Filadélfia

Entre as peças expostas, está um dos mais antigos fragmentos do Evangelho de Mateus, escrito em grego em um papiro e que remonta ao século III. Ele contém o início do Evangelho do apóstolo em que é descrita a descendência de Jesus.

Outra verdadeira relíquia é a primeira tradução em inglês do Novo Testamento, autorizada pela Igreja de Roma e impressa em Reims, na França, em 1582. Exposta também a primeira Bíblia completa impressa no Novo Mundo, cuja tradução feita pelos americanos de Massachusetts foi coordenada pelo missionário puritano John Eliot.

Também é possível ver uma antiga pequena “tábua” de argila, com escritos em forma de cunha, datáveis em torno a 1.650 a.C.. Nela está descrita a primeira versão da grande inundação na Mesopotâmia. Tal versão foi mais tarde incorporada na Epopeia de Gilgamesh.

A preciosa coleção compreende também um Novo Testamento poliglota, redigido pelo estudioso alemão Elias Hutter em Nuremberg, em 1599, em doze línguas: siríaco, hebraico, grego, latim, alemão, tchecoslovaco, italiano, espanhol, francês, inglês, dinamarquês e polonês. Existe também um manuscrito em italiano, que remonta ao final do século XVI, que ilustra os principais acontecimentos históricos da criação até a eleição do Papa Sisto IV em 1471.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo