Criada pelo Papa

Fiéis ucranianos no Paraná têm nova Eparquia

Junto à criação da Eparquia, Santo Padre também fez respectivas nomeações para os fiéis de rito ucraniano residentes no estado paranaense

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Nesta segunda-feira, 12, o Papa Francisco elevou à condição de Arquieparquia metropolitana a Eparquia de São João Batista, em Curitiba dos Ucranianos (PR), nomeando como primeiro arcebispo Dom Valdomiro Koubetch, o.s.b.m. Ele também criou a Eparquia da Imaculada Conceição em Prudentópolis dos Ucranianos (PR), nomeando como primeiro bispo da Eparquia Dom Meron Mazur, o.s.b.m.

Eparquia é uma denominação que corresponde ao título de diocese – e Arquieparquia, ao de arquidiocese –, porém está no contexto das Igrejas Católicas de rito oriental. No caso da Eparquia de São João Batista, em Curitiba dos Ucranianos, transformada hoje em arquieparquia, trata-se de uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica para os fiéis de rito ucraniano de tradição bizantina que moram no Brasil.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é de rito bizantino, em total comunhão com o Papa. Conta com cerca de 10 milhões de fiéis, sendo que cerca de metade ainda vivem na Ucrânia. Atualmente, é governada pelo arcebispo-mor Dom Sviatoslav Shevchuk, eleito no Sínodo Extraordinário, realizado Kiev, em março de 2011.

Sobre os nomeados

Dom Valdomiro tem 61 anos e nasceu, na cidade de Mandaguaçu, no Paraná. Estudou Filosofia e Teologia e foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1981. Ele é doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Depois de exercer vários cargos como padre, tornou-se bispo coadjutor da Eparquia de São João Batista, em Curitiba dos Ucranianos, em 10 de dezembro de 2003, e foi sagrado em 21 de março de 2004.

Dom Meron Mazur é natural de Prudentópolis (PR) e, até então, era bispo auxiliar de Curitiba dos ucranianos. Nascido em 5 de fevereiro de 1962, ele pertence à Ordem Basiliana de São Josafá, assim como Dom Valdomiro. Obteve o doutorado em Ciência da Educação e, em 8 de setembro de 1990, foi ordenado sacerdote. No ano de 2005, foi nomeado bispo titular de Simittu e auxiliar de São João Batista em Curitiba, sendo sagrado em 26 de fevereiro de 2006.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo