Estádio do Mangueirão

Dom Cláudio preside Missa de abertura do Congresso Eucarístico

O cardeal pediu que o Congresso seja um vigoroso impulso para a uma evangelização missionária. “Este é o fruto que o Papa espera”, afirmou

André Cunha
Da redação

Começou na noite desta segunda-feira, 15, o 17º Congresso Eucarístico Nacional, no Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará. A Missa foi presidida pelo Legado Pontifício, Dom Cláudio Hummes, nomeado pelo Papa Francisco para representá-lo no evento.

missa abertura

Cerca de 500 bispos devem participar do Congresso Eucarístico / Foto: Fundação Nazaré

Na homilia, Dom Cláudio destacou a cidade-sede do Congresso, Belém, apaixonada por pela Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré, e venerada a cada ano com o Sírio de Nazaré, que reúne cerca de dois milhões de pessoas.

A cidade também celebra neste ano o jubileu dos 400 anos de sua fundação e os 400 anos de evangelização da Amazônia. “Sintamo-nos, portanto, acolhidos pela Arquidiocese de Belém e por todos os bispos da Amazônia missionária. Aqui o Congresso foi preparado com grande zelo”, disse o cardeal.

Dom Cláudio lembrou ainda as palavras do Papa Francisco que o nomeou para o encontro. “O Papa manda uma grande bênção, um abraço. Ele sempre lembra com muito carinho os missionários que labutam nesta região, mas também os antigos missionários que em situações mais difíceis evangelizaram a população, especialmente os indígenas”.

O cardeal pediu que o Congresso seja um vigoroso impulso para a uma evangelização missionária. “Este é o fruto que o Papa espera”, afirmou.

O partir do Pão

“A Eucaristia é o ápice da evangelização porque toda missão e atividade da Igreja deve conduzir à Eucaristia. Ela também é fonte de toda evangelização porque desta mesa nos levantamos e partimos para a missão”, disse o Legado Pontifício.

“Isso nos faz entender logo o que esse Congresso pode e quer significar para missão na Amazônia. Aqui também a Eucaristia constrói a Igreja e a envia de novo em missão. Daí a importância da Igreja no Brasil ter escolhido a Amazônia como sede deste Congresso. Demonstra que a Amazônia é o nosso maior desafio missionário”, completou.

Por fim, Dom Cláudio destacou: “eu vi fome aqui na Amazônia”. E nesse sentido, recordou Jesus que disse aos discípulos “Dai-lhes, vós mesmo de comer”. “Todos conhecemos o significado amplo dessa palavra de Jesus: a partilha do pão material e espiritual. Assim como os discípulos reconheceram Jesus ao partir do pão, também os povos da Amazônia reconhecerão Jesus se repartirmos com eles o pão material e o espiritual”.

Veja, abaixo, algumas fotos da celebração:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo