A pedido dos bispos

CNBB lança subsídio com orientações pastorais para exorcismos

O subsídio sobre exorcismos foi um pedido dos bispos do Brasil à Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da fé

André Cunha
Enviado a Aparecida

A Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil lançou nesta quarta-feira, 3, um subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, que apresenta as reflexões e diretrizes da Igreja no Brasil sobre o exorcismo. O livro foi apresentado durante uma coletiva de imprensa da 55ª Assembleia Geral dos Bispos.

A prática dos exorcimos foi pouco difundida no Brasil, mas ganhou expressão com a ajuda, sobretudo, de movimentos carismáticos. Segundo explicou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cippolini, o subsídio foi um pedido dos bispos a partir das circusntâncias que permeiam a sociedade e a Igreja. 

A centralidade do livro é uma reflexão sobre o “problema do mal”. “Niguém pode negar que o mal está aí”, afirmou Dom Pedro, enfatizando que é sobre isso que o documento trata, além de dar orientações práticas sobre a questão.

Veja detalhes no vídeo: 

Ensino da Filosofia

A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé também lançou hoje o subsídio que trata do ensino da filosofia na formação dos futuros padres. O texto aborda a minimização do ensino da filosofia e apresenta algumas orientações básicas sobre o assunto.

Atualmente, os seminaristas estudam oito anos, antes de serem ordenados padres. Metade destes anos são dedicados à filosofia, a outra metade, à teologia. 

Amoris Laetitia na prática

Dom Pedro também falou do empenho da CNBB em estudar a Encíclica Amoris Laetitia, publicada pelo Papa Francisco, em abril do ano passado. A proposta das Comissão para a Família e para a Doutrina da Fé é elaborar um subsídio para facilitar a leitura do documento papal.

O bispo ressaltou que não se trata de um manual, mas um roteiro para a prática da encíclica, da forma como o Papa recomenda a toda Igreja.

Veja mais informações da proposta no vídeo:

A tarde desta quarta-feira, 3, foi reservada para os encontros por regionais. Os bispos dos diversos regionais do Brasil falarão das realidades de cada localidade. Mais tarde, a Assembleia retoma o tema central e outras questões relacionadas à doutrina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo