LIBERDADE DE IMPRENSA

Dom Darci: "liberdade é inerente a todo ser humano"

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação, Dom Darci José Nicioli, comenta sobre o Dia Internacional de Liberdade de Imprensa

Monique Coutinho
Enviada à Aparecida (SP)

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado em todo mundo nesta quarta-feira, 3 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a finalidade de destacar o papel do comunicador e seus direitos de investigar e publicar informações de forma livre.

Em paralelo ao atividades da 55ªAssembleia Geral dos Bispos do Brasil, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação e Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, concedeu uma entrevista exclusiva para o noticias.cancaonova.com sobre este dia. O religioso afirma que esta data é muito importante para recordar o trabalho do profissional da imprensa, que pauta o seu trabalho pela liberdade, verdade e justiça.

“Primeiro que liberdade é inerente a todo ser humano. Muito particularmente aqueles que estão comprometidos com a boa imprensa devem defender a liberdade. Liberdade de expressão, liberdade em dizer a sua opinião, liberdade de defender a sua verdade, isso colabora para a construção da vida e para que não sejam cometidos absurdos que acorrentam as pessoas que escravizam”.

O Bispo prossegue afirmando que aí reside a importância de celebrar este dia, justamente para ressaltar aquilo que é tão fundamental para o ser humano e que deve ser defendido pela imprensa e muito particularmente assumido pelo profissional da comunicação.

Veja também
.: Outras notícias sobre a 55ª Assembleia Geral
.: FOTOS da assembleia

Dom Darci observa que diante desta era tecnológica existe uma necessidade especial: a de apurar os fatos e consultar as fontes, pois a realidade do mundo atual permite que muitos publiquem informações que podem não ser verídicas.

“Eu repito a palavra do Papa: ‘não dar ao mal o papel de protagonista’. Isso é fundamental e depois é claro também nosso papel. Nós, comprometidos com a boa imprensa, formamos as pessoas no sentido de fazer com que tenham um senso crítico de uma forma madura para saber separar o joio do trigo. Toda informação que chega é preciso ser filtrada por um olhar crítico, de forma que tenhamos que consultar as fontes, de onde vem, se tem credibilidade, quem fala. É sempre importante checar para saber aquilo que assumimos como informação dada. Sempre naquela busca sincera de pautar a vida na verdade na justiça e na construção do bem comum”.

A informação sempre foi considerada um poder e por este motivo, até hoje existem tentativas de censurar os meios de comunicação. Ainda há uma luta por esta liberdade de imprensa e por este motivo, Dom Darci afirma que sempre haverá esta briga do bem contra o mal.

“E haveremos de vencer o mal pelo bem. E esta luta não terminará fácil. Porque há sempre aquele que quer dominar com a sua verdade sobre a verdade do outro. É uma luta constante. Olha como é fundamental o nosso trabalho comprometido com uma imprensa libertadora, com uma comunicação da verdade, e nós cristãos, com uma comunicação pautada pelo Evangelho. Assim nos livramos de todo aquele que quer escravizar o outro, porque nós o anulamos. Vencer o mal pelo bem”.

Ao concluir, o Bispo pede para que todos sejam arautos da boa comunicação, da verdade, justiça e paz. “E que nós não comuniquemos a nós mesmos e nem a nossa verdade, particularmente nós comunicadores cristãos, estejamos a serviço da comunicação do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, só aí está a verdadeira liberdade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo