Cardeal Parolin visitará Ars e Lourdes, na França, em agosto. Secretário irá inaugurar, em Ars, um itinerário dedicado ao cardeal Emile Biayenda, que está em processo de canonização
Da Redação, com Vatican News
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, irá ao Santuário de Ars, na França, em 4 de agosto, por ocasião da festa de São João Maria Vianney. O secretário também irá ao Santuário de Lourdes, na semana seguinte, 15, e presidirá a Missa da Assunção. O Cardeal representará o Santo Padre e será a primeira viagem oficial fora da Itália de um alto prelado da Cúria Romana desde o início da pandemia do novo coronavírus.
A presença do cardeal Parolin em Ars na festa do Santo Cura foi confirmada pelo padre Patrice Chocholski, reitor do santuário. O secretário de Estado, a convite do Santuário, presidirá a missa na terça-feira, 4 de agosto, às 10h (horário local), e no período da tarde, às 15 h, fará uma palestra sobre o tema “O Papa Francisco e os sacerdotes, a caminho com o povo de Deus ”.
No mesmo dia, o cardeal Parolin irá inaugurar um itinerário dentro do Santuário, dedicado ao cardeal Emile Biayenda, arcebispo de Brazzaville, Congo, morto em 1977, e cuja causa de canonização está em andamento. A ligação entre o prelado congolês e o Santuário francês remonta ao período de seus estudos, quando estudou no Instituto Católico de Lyon. Ele ia, regularmente, a Ars para aprofundar a espiritualidade de São João Maria Vianney. Após seu retorno ao Congo, fazia uma parada no Santuário de Ars cada vez que viajava à França.
Leia também:
.: Vaticano divulga novos membros do dicastério para o diálogo inter-religioso
O padre Chocholski explica que a presença do cardeal Parolin na inauguração deste itinerário dedicado a Emile Biayenda é uma maneira de atualizar o carisma do Santo Cura d’Ars após o Concílio Vaticano II em diferentes culturas, portanto, também na cultura africana.
Em Lourdes
O secretário de Estado da Santa Sé visitará santuário mariano de Lourdes por ocasião da Solenidade da Assunção celebrada em 15 de agosto.
Será a terceira visita do secretário de Estado da Santa Sé à cidade mariana desde a sua nomeação pelo Papa Francisco em 2013. O cardeal Parolin lá esteve em fevereiro de 2017 como enviado do Papa para o Dia Mundial dos Enfermo, retornando quase um ano mais tarde para falar nas Jornadas Internacionais de São Francisco de Sales, dedicadas à mídia católica.
Desta vez, o cardeal celebrará a missa como parte da 147ª Peregrinação Nacional, organizada pela família Assunção. Um evento que se realizará este ano sem a presença de fiéis doentes devido a medidas preventivas ligadas à epidemia de Covid-19. Aqueles que não poderão ir ao Santuário de Lourdes são, portanto, encorajados a participar do evento espiritualmente e a acompanhar as cerimônias virtualmente.