Missa da Ceia do Senhor

"Quando o homem vai contra Deus aliena-se em si mesmo", diz Papa

O Papa Bento XVI celebrou nesta quinta-feira, 05, na Basílica de São João de Latrão, a Catedral de Roma, a missa da Ceia do Senhor, também conhecida como a missa de lava-pés.

Em uma homilia forte e direta, Bento XVI explicou passo a passo, todo o percurso de Jesus desde a ceia com os discípulos ao momento em que Ele é entregue nas mãos dos judeus. O Papa destacou a obediência de Jesus frente à morte, ao contrário da postura de Adão no início da criação.

"Todavia, enquanto Filho, depõe esta vontade humana na vontade do Pai: não Eu, mas Tu. E assim Ele transformou a atitude de Adão, o pecado primordial do homem, curando deste modo o homem. (…) Quando o homem se põe contra Deus, põe-se contra a sua própria verdade e, por conseguinte, não fica livre mas alienado de si mesmo", disse

No início da homilia, o Santo Padre explicou o sentido desta celebração que segundo ele, é repleta de vários significados ligados aos últimos momentos da vida terrena de Jesus.

"A Quinta-feira Santa não é apenas o dia da instituição da Santíssima Eucaristia, cujo esplendor se estende sem dúvida sobre tudo o mais, tudo atraindo, por assim dizer, para dentro dela. Faz parte da Quinta-feira Santa também a noite escura do Monte das Oliveiras, nela Se embrenhando Jesus com os seus discípulos; faz parte dela a solidão e o abandono vivido por Jesus, que, rezando, vai ao encontro da escuridão da morte", explicou.

O Papa descreveu a 'noite escura' vivida por Jesus, momentos antes de ser entregue aos judeus, na qual, o Senhor além da angústia que sente, se apresenta diante do mal para vencê-lo.

"Ele estende o olhar pelas noites do mal; e vê a maré torpe de toda a mentira e infâmia que vem ao seu encontro naquele cálice que deve beber.Vê-me também a mim, e reza por mim", destacou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI – Santa Missa da Ceia do Senhor – 05/04/2012

Por fim, o Pontífice apresentou Jesus como a figura do Novo Adão que vence o poder do mal pela obediência à vontade de Deus.

"Todavia, enquanto Filho, depõe esta vontade humana na vontade do Pai: não Eu, mas Tu. E assim Ele transformou a atitude de Adão, o pecado primordial do homem, curando deste modo o homem", salientou.

 

         

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo