Na periferia

Papa visitará paróquia dedicada a São Tomé, na periferia de Roma

Visita do Papa celebrará 50 anos de fundação da paróquia de São Tomé Apóstolo, em Roma

Da redação, com Rádio Vaticano

Como Bispo de Roma, o Papa Francisco visita, na tarde deste domingo, 16, a paróquia romana de São Tomé Apóstolo, na periferia da capital italiana.

A visita pastoral realiza-se por ocasião dos 50 anos de fundação da paróquia, ocorrida em 19 de fevereiro de 1964, e da inauguração da nova igreja paroquial. Estão previstos encontros do Santo Padre com portadores de deficiência física, enfermos, crianças e adolescentes. Após confessar cinco fiéis, preside a celebração da Missa.

Segundo o pároco da igreja de São Tomé Apóstolo, padre Antonio D’Errico, a oração constitui a principal forma de preparação para este momento celebrativo. “Este é um grande dom de Deus, pensei comigo; então, devemos acolhê-lo como um presente da Providência Divina e não tanto como evento midiático. Logo, a oração será o centro do nosso encontro com o Papa e de toda a sua visita pastoral, cujo ponto alto é a Celebração Eucarística”, disse o sacerdote.

A paróquia

A comunidade paroquial dedica-se, de modo especial, ao grande número de pobres que residem no bairro. Além disso, a Cáritas local presta assistência semanal completa a cerca de 60 pessoas necessitadas.

“Imaginem que a nossa paróquia mantém até uma escola de enfermagem no Congo, administrada por uma paroquiana nossa, além da assistência a um hospital e a outras obras naquela região africana. Nossa obra de caridade abrange ainda outras localidades, como a Albânia, onde mantemos um asilo, e a Costa do Marfim, onde estamos construindo uma igreja, que conta com a ajuda anual das ‘Crianças de Belém’, acompanhadas pelas Irmãs da Caridade”, conta o padre.

O bairro onde está a paróquia é denominado Infernetto, que quer dizer, inferninho. “Certamente o Papa vai me perguntar o porquê deste nome. Chama-se assim porque, no início do século passado, aqui havia muitas carvoarias, de onde as pessoas saíam todas pretas por produzir carvão. Logo, o nome não tem nada que a ver com o inferno”, explicou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo