Leão XIV recebeu dois veículos elétricos personalizados, projetados para facilitar o transporte aéreo e a mobilidade sustentável para suas Viagens Apostólicas
Da redação, com Vatican News

Um dos novos automóveis entregues ao Papa / Foto: Reprodução Vatican News
O Papa Leão XIV recebeu dois veículos elétricos personalizados para auxiliá-lo em suas viagens apostólicas ao exterior.
Desenvolvidos pela empresa italiana Exelentia em colaboração com o Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, os veículos compactos foram projetados para serem transportados em voos de longa distância sem a necessidade de desmontagem.
A notícia da doação foi divulgada em um comunicado à imprensa divulgado em 6 de julho pelo Governo do Estado da Cidade do Vaticano, que explica que os veículos são “o resultado da fusão entre projeto de engenharia e alto nível de expertise mecânica, eletrônica, de fabricação e artesanal” da equipe envolvida em seu desenvolvimento. Eles são, de fato, totalmente elétricos e não emitem ruído nem poluentes.
O comunicado explica que ambos foram personalizados para atender às necessidades específicas do Papa. Mais especificamente, “a carroceria foi personalizada com a adição de uma alça frontal e apoios laterais sob os apoios de braços para oferecer aderência segura e maior conforto ao embarcar e desembarcar do veículo”.
O Corpo de Gendarmaria desempenhou um papel central na supervisão de cada fase do projeto, visando “garantir a máxima eficiência, agilidade e segurança”, especialmente considerando o uso pretendido dos veículos durante visitas internacionais. A ITA Airways, na qual o Papa viaja, também colaborou no projeto, ajudando a definir os requisitos técnicos e dimensionais para o transporte aéreo.
Os veículos foram entregues ao Papa Leão XIV durante um encontro privado no dia 3 de julho nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo.