Audiência

Papa: promover a caridade com unidade e transparência

Francisco recebeu, nesta manhã, membros da Papal Foundation, organização estadunidense com o objetivo de colaborar com a missão do Santo Padre pela Igreja

Da Redação, com Vatican News

Foto: Massimo Valicchia – NurPhoto

Na manhã desta sexta-feira, 21, o Papa Francisco recebeu, em audiência no Palácio Apostólico Vaticano, uma delegação da Papal Foundation (“Fundação Papal”, em tradução livre). Trata-se de uma organização estadunidense de caridade que se dedica exclusivamente a atender os pedidos do Santo Padre para as necessidades da Igreja.

Em seu discurso, o Pontífice, primeiramente, falou sobre a responsabilidade confiada por Jesus a Pedro, na Santa Ceia. Segundo Francisco, aquele chamado, transmitido a seus sucessores e realizado diante de outros irmãos, revela e confirma o aspecto unitário da Igreja Católica. Essa responsabilidade “é compartilhada em graus variados por todas as entidades que direta ou indiretamente ajudam o Papa no cumprimento de sua missão”, afirmou.

Unidade e transparência

Prosseguindo com seu discurso, Francisco destacou duas características da colaboração da Papal Foundation: a unidade e a transparência. Primeiramente, ele recordou como o diabo é um especialista em lutar contra a unidade e que São Paulo já advertia a Igreja nascente contra essas artimanhas divisórias “que falam superficialmente ou rejeitam totalmente a natureza da Igreja como unidade na diversidade, como unidade sem uniformidade”.

“Motivados por uma fé sincera e um forte desejo de ajudar os outros, os membros da Papal Foundation […] promovem a unidade por meio do generoso financiamento a cada ano de numerosos projetos e bolsas que prestam assistência vital, sem preconceito ou discriminação, a nossos irmãos e irmãs em todo o mundo”, declarou o Pontífice.

O segundo aspecto abordado foi a transparência. Para o Papa, este âmbito é particularmente importante porque a promoção da caridade depende da boa vontade e da generosidade de muitas pessoas espalhadas por todo o mundo.

“Embora não comparável aos imensos danos resultantes da falha em proteger os mais vulneráveis de várias formas de abuso, os escândalos financeiros causados pela falta de vigilância e transparência prejudicam o bom nome da Igreja e podem colocar em questão a credibilidade da própria fé”, alertou o Santo Padre.

Finalizando seu discurso, o Papa Francisco agradeceu a transparência e o serviço prestado pela Papal Foundation, que se empenha em “ajudar a obra caritativa do Bispo de Roma”. Ainda destacou a alegria com a qual esse trabalho é realizado, e pediu para jamais perderem o senso de humor. Por fim, o Santo Padre abençoou os presentes e pediu que não se esqueçam de rezarem por ele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo