Vida Religiosa

Papa Francisco faz visita surpresa a Mosteiro de Clarissas na Itália

Viagem estava combinada apelas com o Bispo de Foligno, Dom Gualtiero Sigismondi

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco, em visita ao Mosteiro das Clarissas, na Perúgia./ Foto: Sala de Imprensa da Santa Sé.

Nesta sexta-feira, 11, o Papa Francisco fez uma visita privada ao Mosteiro de clausura das Clarissas em Vallegloria di Spello, na região da Perugia. O Santo Padre retribuiu, com a visita, a ida das religiosas a Casa Santa Marta, em agosto de 2016.

Na ocasião, Francisco entregou às irmãs a constituição apostólica “Vultum Dei quaerere”, representando a clausura de todo o mundo. A relação entre a comunidade contemplativa de Spello – uma das mais antigas a seguir a experiência de Santa Clara – e o Papa permaneceu intensa, também através do segundo secretário particular Yoannis Lahzi Gaid, até a decisão do Santo Padre de realizar esta breve visita à Úmbria.

A visita do Papa ao mosteiro teve caráter privado. Somente o Bispo de Foligno, Dom Gualtiero Sigismondi, tinha conhecimento da visita. “O Papa tinha me manifestado a ideia várias vezes, então eu percebi que a viagem tinha tomado forma porque, em nosso último encontro, o Santo Padre me fez ver que conhecia precisamente a distância e o tempo de viagem até Spello! Na véspera de Natal, conheci o programa e essa alegria que não podia compartilhar com ninguém marcou todas as celebrações desses dias”, disse o religioso.

Nem mesmo a neve deteve a vontade do Santo Padre. A comunidade religiosa se alegrou com a celebração da Santa Missa, em que estavam presentes, além do Santo Padre, o segundo secretário e o bispo local.

Após a Missa, Papa Francisco teve com as irmãs um momento de diálogo livre e informal e o almoço, antes de retornar a Roma no início da tarde.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo