PROCEDIMENTO MARCADO

Papa Francisco é levado ao hospital para cirurgia agendada

Segundo comunicado divulgado pela conta oficial do Vatican News no Twitter, trata-se de um procedimento para tratar uma diverticulite do cólon

Da redação, com Vatican News

Em um comunicado divulgado em sua conta oficial no microblog Twitter, o Vatican News informou que o Papa Francisco foi levado neste domingo, 3, ao Hospital A. Gemelli, em Roma, onde será submetido a uma cirurgia programada para tratar uma diverticulite do cólon.

Ainda de acordo com o periódico eletrônico, a cirurgia será realizada pelo Prof. Sergio Alfieri. Um novo boletim médico será emitido no final da cirurgia.

Mais tarde, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, confirmou a informação por meio de um comunicado a jornalistas credenciados enviado via Telegram: “Esta tarde, Sua Santidade o Papa Francisco foi levado à Policlínica A. Gemelli em Roma, onde será submetido a uma cirurgia agendada para uma estenose diverticular sintomática do cólon”, disse.

O Prof. Sergio Alfieri, médico responsável pela cirurgia, trabalha no Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas do hospital e chefia a Unidade Operacional do Complexo Cirúrgico Digestivo. É especialista em cirurgia geral, digestiva, cólon-retal, estomacal e pancreática.

O que é diverticulite do cólon?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a diverticulite é uma doença que acomete de maneira mais comum as pessoas idosas. Seu surgimento está relacionado a hábitos alimentares, especialmente em dietas centradas em alimentos industrializados.

A formação de divertículos é mais comum após os 40 anos de idade, e esse quadro é chamado de diverticulose. Na maioria das vezes, os divertículos são assintomáticos e não causam nenhum problema para a saúde, exceto quando se estabelece a diverticulite.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo