Papa envia mensagem aos Institutos de Vida Consagrada

Os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica estão reunidos em simpósio, no Vaticano

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa envia mensagem aos institutos de Vida ConsagradaO Papa Francisco enviou uma mensagem, neste sábado, 8, aos participantes do simpósio internacional promovido, em Roma, pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O encontro que reflete o tema “A gestão dos bens eclesiásticos, a serviço da humanidade e da missão da Igreja”, reúne ecônomos de institutos e congregações religiosas provenientes de várias partes do mundo.

Leia também:
:: Papa Francisco declara 2015 como o Ano da Vida Consagrada

“O nosso tempo é caracterizado por mudanças relevantes e progressos em várias áreas, com consequências importantes para a vida dos seres humanos. Todavia, não obstante a redução da pobreza, os objetivos atingidos muitas vezes contribuíram para a construção de uma economia de exclusão e iniquidade”, afirma o Papa na nota, acrescentando um trecho de sua Exortação Apostólica Evangelli Gaudium que diz: “Hoje, tudo entra no jogo da competitividade e da lei do mais forte, onde o poderoso engole o mais fraco”.

“Diante da precariedade em que vive a maior parte dos homens e mulheres de nosso tempo, como também diante das fragilidades espirituais e morais de muitas pessoas, em particular os jovens, como comunidade cristã, sentimo-nos somos interpelados”, frisa ainda o pontífice.

Segundo o Santo Padre, os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica podem e devem ser sujeitos protagonistas e ativos no viver e testemunhar que o princípio de gratuidade e a lógica do dom encontram o seu espaço na atividade econômica. “O carisma de fundação cada instituto está inscrito nesta lógica: no ser dom, como consagrados, vocês dão uma verdadeira contribuição ao desenvolvimento econômico, social e político”.

Francisco afirma que a fidelidade ao carisma de fundação e ao patrimônio espiritual devem permanecer no primeiro critério de avaliação da administração do instituto. Segundo ele, esta natureza do carisma direciona as energias, sustenta a fidelidade e orienta o trabalho apostólico de todos numa única missão.

“É preciso vigiar atentamente para que os bens dos institutos sejam administrados com prudência e transparência, sejam tutelados e preservados, unindo a dimensão carismática e espiritual à dimensão econômica e eficiência, que tem seu próprio humus na tradição administrativa dos institutos que não tolera o desperdício e está atenta ao uso adequado dos recursos”, frisa ainda o Santo Padre.

Na mensagem para a Quaresma deste ano, Francisco enfatizou a missão profética do Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Este, segundo o Pontífice, são testemunho vivo da novidade vibrante, que é Cristo, do configurar-se a Ele que se fez pobre, enriquecendo-nos com sua pobreza. “Esta pobreza amorosa é solidariedade, partilha e caridade e se expressa na sobriedade, na busca da justiça e na alegria do essencial, para pôr-se alerta aos ídolos materiais que ofuscam o verdadeiro sentido da vida”, sublinha o Santo Padre.

O Papa conclui a mensagem afirmando que “não é necessária uma pobreza teórica, mas a pobreza que se aprende tocando a carne de Cristo pobre, nos humildes, nos pobres, nos doentes e nas crianças. Vocês são ainda hoje, para a Igreja e para o mundo, as sentinelas da atenção a todos os pobres e a todas as misérias, materiais, morais e espirituais, como superação de todo egoísmo na lógica do Evangelho que ensina a confiar na Providência de Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo