Papa conversa com jovens de diversos países por videoconferência

Em um dos assuntos, o Papa ensinou os jovens a lidarem com as dificuldades: “somos capazes de superar todas”

Da redação, com Agência Ecclesia

Jovens do Brasil, Estados Unidos, Espanha e Índia participaram de uma videoconferência com o Papa Francisco nesta quinta-feira, 5, no âmbito do encerramento do 4º Congresso Mundial das ‘Scholas Ocurrentes’ – rede de escolas patrocinada pelo Papa que reúne 400 mil instituições dos cinco continentes.

papa_videoconferencia2

Videoconferência no Vaticano reúne jovens e crianças de diversos países / Foto: Reprodução CTV

Durante as conversas, o Santo Padre declarou aos jovens portadores de necessidades especiais: “Vocês ajudam-nos a compreender que a vida é um belo tesouro que só tem sentido se a dermos”.

Segundo Francisco, o tesouro de cada um deve ser partilhado com os outros, a fim de que se multiplique. “Todos vocês têm um cofre, uma caixa, e dentro há um tesouro. O vosso trabalho é abrir caixa”, disse aos jovens. “Não escondam o tesouro que cada um tem”, acrescentou.

O encontro contou ainda com uma ligação ao vivo com Moçambique, onde o projeto ‘Scholas’ permitiu equipar com equipamentos de informática uma escola secundária com mais de mil alunos, que agradeceram ao Papa, em português.

O diretor da instituição convidou Francisco a visitar Moçambique, ao que o Papa respondeu: “Oxalá possa ir”.

    Direto de Moçambique, crianças agradecem ao Papa pelos computadores recebidos na escola / Foto: Reprodução CTV

Direto de Moçambique, crianças agradecem ao Papa pelos computadores recebidos na escola / Foto: Reprodução CTV

O projeto ‘Scholas Ocurrentes’, com sede Academia Pontifícia das Ciências, usa a tecnologia, a arte e o desporto para promover a integração social e a cultura do encontro nas escolas.

Centenas de responsáveis de várias escolas, não apenas confessionais ou católicas, estiveram reunidas desde segunda-feira, 2, no Vaticano para debater o tema ‘Responsabilidade Social educativa. Uma responsabilidade de todos’.

Durante a videoconferência, Francisco sublinhou o papel deste projeto para fomentar a comunicação e “construir pontes”. “Quando não comunicamos, ficamos sozinhos com as nossas limitações, e isso nos faz mal”, alertou.

Um dos jovens perguntou ao Papa como se enfrenta uma dificuldade e Francisco disse que o segredo é “ficar calmo” e “procurar formas de vencê-la, e superá-la”.

“Não devemos nunca nos assustar com as dificuldades, somos capazes de superar todas. Só é preciso tempo para a compreender, inteligência para procurar o caminho e coragem para avançar, mas nunca assustar-se”, enfatizou.

Francisco conversou com Isaías, Manoj, Pedro, Isabel, Bautista, Alicia e Elvira, fazendo perguntas sobre a vida de cada um destes jovens e crianças com deficiência, confessando, durante os diálogos, que não tem muita aptidão para os computadores.

papa_videoconferencia

Francisco saúda crianças em videoconferência / Foto: Reprodução CTV

Entre as entidades que se associaram ao projeto estava o Futebol Clube Barcelona, com uma comitiva liderada pelo seu presidente, Josep Maria Bartomeu, e pelo vice-presidente para a área social, Jordi Cardoner.

Os responsáveis assinaram um acordo de cooperação para “desenvolver projetos educativos e fomento dos valores entre os mais jovens”.

Francisco disse aos presentes que uma das suas preocupações é promover a “harmonia, criando entendimentos e valorizando as diferenças”.

O Papa lamentou que se tenha quebrado o pacto educativo, porque todas as instituições delegam a educação aos docentes, “mal pagos”, que “carregam sozinhos esta responsabilidade”. “Não vamos mudar o mundo sem mudar a educação”, sustentou.

Francisco convidou todos a procurar na sua história a “beleza” que existe em cada país, na arte, na música, na cultura, para ajudar as crianças a construir um novo futuro.

A plataforma social da ‘Scholas Ocurrentes’ conta atualmente com 400 mil escolas dos cinco continentes, com uma média de 500 alunos em cada uma.

A plataforma ‘Scholas.social’ tem o apoio de empresas como Google, Globant e Line 64 e foi lançada inicialmente em inglês, italiano e espanhol.

Veja como foi a conversa do Papa com os jovens:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo