O governador de Alepo, Mohammad Vakhid Akkad, expressou aos bispos e sacerdotes católicos sírios o seu apreço pelas palavras proferidas pelo Papa Bento XVI durante a Bênção Urbi et Orbi, referindo-se a situação na Síria. Foi o que informou à Agência Fides o Vigário Apostólico de Alepo dos Latinos, Dom Giuseppe Nazzaro.
O governador de Alepo, acompanhado de autoridades políticas locais, encontrou os bispos e sacerdotes católicos, reunidos em um retiro, para a troca de felicitações por ocasião das Festividades de Natal. O clero católico de Alepo havia cancelado as tradicionais visitas oficiais de Natal, devido à trágica situação vivida no país. No entanto, o governador decidiu ir pessoalmente encontrá-los, para manifestar sua alegria pelas palavras do Santo Padre, em favor da paz na Síria.
Na ocasião, Dom Navarro enfatizou que os chefes de Estado de todo o mundo devem fazer todo o possível para acabar com o conflito na Síria: “estão destruindo o país inteiro e a situação que prevalecer vai encontrar apenas um acúmulo de destroços, humanos e materiais”, advertiu.
Aleppo continua sendo palco de confrontos entre forças rebeldes e leais ao governo que lutam pelo controle do aeroporto militar. Os ritos de Natal, – comenta o Vigário Apostolico -, foram antecipados para permitir a todos o retorno antecipado a casa.