Advento

Francisco participa da última pregação do Advento

Pregação do Advento foi feita por Padre Raniero Cantalamessa aos colaboradores da Cúria Romana

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa meditou junto com seus colaboradores da Cúria Romana, na manhã da sexta-feira, 18, as palavras do Pe. Raniero Cantalamessa na terceira pregação do Advento, dividida em três capítulos.

O tema da reflexão foi a presença de “Maria no Mistério de Cristo e da Igreja”. Padre Cantalamessa analisou logo no início a mariologia na Constituição Dogmática Lumen Gentium e destacou que junto com o título Mãe de Deus e dos crentes, a outra categoria fundamental que o Concílio usa para ilustrar o papel de Maria, é a de modelo, ou de figura.

Ecumenismo

O segundo item abordou Nossa Senhora em uma perspectiva ecumênica. Aqui, Pe. Cantalamessa trouxe à tona o exemplo dos escritos uma mulher evangélica que fundou uma congregação inspirada em Maria e citou Lutero – “que até o fim de sua vida honrou Maria”.

“O racionalismo que admite só o que se pode compreender com a razão, difundindo-se, jogou fora das Igrejas evangélicas as festas de Maria e tudo o que se refere à ela, e fez perder o sentido de toda referência bíblica a Maria: e desta herança sofremos ainda hoje”, citou o pregador da Casa Pontifícia.

Mãe da Misericórdia

Por fim, Maria foi apresentada como mãe e filha da Misericórdia:

“Maria é mãe de misericórdia em um duplo sentido. Foi a porta através da qual a misericórdia de Deus, com Jesus, entrou no mundo, e agora é a porta por meio da qual nós entramos na misericórdia de Deus, nos apresentamos diante do ‘trono da misericórdia’ que é a Trindade”.

Maria, que no Magnificat glorifica e agradece a Deus por sua misericórdia com ela, nos convida a fazer o mesmo neste ano da misericórdia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo