REGINA COELI

Festa da Misericórdia: Papa celebrará Missa na Igreja do Espírito Santo

Em 11 de abril, II Domingo da Páscoa, pela segunda vez, o Papa Francisco presidirá a liturgia eucarística na Igreja do Espírito Santo, in Sássia

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco também este ano — informa a Sala de Imprensa da Santa Sé — volta a celebrar uma Missa de forma privada — às 10h30 locais (5h30 do horário de Brasília) — na Igreja do Espírito Santo, in Sássia, próxima do Vaticano, no domingo dedicado à Divina Misericórdia, instituído há 21 anos por São João Paulo II e a ser celebrado no segundo domingo da Páscoa.

Ao término da Eucaristia, da mesma igreja o Papa conduzirá a recitação do Regina Coeli, que durante o período pascal substitui a oração mariana do Angelus.

No ano passado, nesta ocasião, o Papa celebrou a Eucaristia, de forma privada, na Igreja do Espírito Santo, in Sássia, que o Papa Wojtyla dedicou ao culto promovido por Santa Faustina Kowalska, apóstola da Divina Misericórdia.

Estávamos em plena pandemia e Francisco lembrou que a misericórdia de Deus é “a mão que sempre nos levanta”: Deus não se cansa, reiterou, “de nos estender a mão para nos levantar de nossas quedas”.

Seu pensamento tinha se voltado, então, para a difícil situação criada pela disseminação da Covid-19 para ressaltar o perigo de “esquecer os que ficaram para trás”, “o risco” de ser atingidos pelo “vírus” do “egoísmo indiferente” que leva a selecionar as pessoas, a descartar os pobres, a imolar os que ficam para trás no altar do progresso.

“Esta pandemia nos lembra, no entanto, que não existem diferenças ou confins entre aqueles que sofrem. Somos todos frágeis, todos iguais, todos preciosos. O que está acontecendo nos abala internamente: é tempo de remover as desigualdades, de curar a injustiça que mina na raiz a saúde de toda a humanidade”.

Foi premente também foi seu convite a usar de misericórdia para com aqueles que são mais fracos: “só assim — disse o Santo Padre na ocasião — reconstruiremos um mundo novo”.

A Santa Missa e a recitação do Regina Caeli, no domingo, 11 de abril, terão transmissão televisiva ao vivo por Vatican Media e em streaming no Vatican News com comentários em português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão e árabe.

A Rádio Vaticano estará transmitindo ao vivo, via satélite, para o rádio e a televisão nos países de língua portuguesa cujas emissoras nos retransmitem, a partir das 5h27 do horário de Brasília.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo