Em videomensagem aos participantes do Congresso Eucarístico Internacional, Francisco disse que a eucaristia ensina a prontidão em ajudar os outros
Da Redação
O Papa Francisco enviou neste domingo, 31, uma videomensagem aos participantes do 51° Congresso Eucarístico Internacional que terminou ontem em Cebu, Filipinas.
Francisco recordou que há um ano visitou as Filipinas, logo após o tufão Yolanda, e que na ocasião pode constatar pessoalmente a profunda fé e resiliência de seu povo.
Ao falar sobre o tema do Congresso “Cristo em vós, a nossa esperança de glória”, o Papa destacou sua atualidade. Ele explicou que Jesus Ressuscitado está sempre vivo e presente na sua Igreja, sobretudo na Eucaristia.
Leia também
.: Íntegra da mensagem do Papa
“A presença de Cristo em meio a nós não é somente uma consolação, mas também uma promessa e um convite. É uma promessa de que uma eterna alegria e paz serão nossas, um dia, na plenitude de seu Reino. Mas é também um convite a seguir em frente como missionários, para levar a mensagem da ternura, do perdão e da misericórdia do Pai a todos os homens, mulheres e crianças.”
Mesa da comunhão e lava-pés
Francisco fez um reflexão sobre dois gestos de Jesus durante a Última Ceia: a mesa da comunhão e o lava-pés.
O Pontífice explicou que era importante para Jesus compartilhar as refeições com os seus discípulos, mas também, e sobretudo, com os pecadores e os marginalizados.
“Em cada Eucaristia, na mesa da Ceia do Senhor, devemos ser inspirados a seguir o seu exemplo, estendendo a mão ao outro, com um espírito de respeito e de abertura, com o objetivo de compartilhar com eles o dom que nós mesmos recebemos.”
Sobre o lava pés, o Papa destacou o sinal de humilde e serviço que ele representa.
“A Eucaristia é escola de humilde serviço. Nos ensina a prontidão em ajudar os outros. Também isto está ao coração do discipulado missionário.”
Para exemplificar, o Papa recordou o pós-tufão, que provocou destruição nas Filipinas, mas, também trouxe em si solidariedade, generosidade e bondade. “As pessoas passaram a reconstruir não somente as casas, mas as vidas.”
Próximo Congresso Eucarístico
Ao concluir a mensagem, Francisco anunciou o local do próximo Congresso Eucarístico Internacional que em 2020: Budapest, na Hungria.