Filipinas

Congresso Eucarístico Internacional já tem 8 mil inscritos

Filipinas receberá Congresso Eucarístico Internacional entre 24 e 31 de janeiro 2016; Bispos falam sobre o evento em conferência

Da redação, com Agência Ecclesia

51º Congresso Eucarístico Internacional acontecerá em janeiro de 2016 nas Filipinas./ Foto: Site oficial.

51º Congresso Eucarístico Internacional acontecerá em janeiro de 2016 nas Filipinas./ Foto: Site oficial.

O Vaticano apresentou nesta semana, em uma conferência de imprensa, o Congresso Eucarístico Internacional (CEI) que tem como tema ‘Cristo em vós, a esperança da glória’ e acontecerá na Arquidiocese de Cebu, Filipinas, de 24 a 31 de janeiro 2016.

“Nos últimos anos a Ásia tornou-se um dos grandes motores do crescimento global econômico e social”, disse o arcebispo de Cebu, que acolhe o evento, destacando a importância da escolha da Ásia e em concreto as Filipinas para a realização deste congresso.

Contudo, Dom José Palma constatou que do ponto de vista religioso a Ásia “continua” a ser um continente que tem de ser evangelizado, “onde a Igreja Católica é uma pequena minoria, apesar de ser o continente onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou”.

O 51.º Congresso Eucarístico Internacional poderia tornar-se, segundo o arcebispo, “um espelho da Igreja asiática”, adiantando que podia refletir a forma “como a Igreja Católica realiza a evangelização”.

Saiba mais
.: Começam preparativos para Congresso Eucarístico Internacional

Visão do Comitê para os Congressos Eucarísticos

O presidente do Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Dom Piero Marini, observou que a mensagem do Evangelho e “da fé em Jesus”, professada pelas comunidades cristãs, “são importantes e necessários para a Ásia”, e “devem ser apresentados de acordo com o tipo de diálogo que marcou as Igrejas do continente nas últimas três décadas”.

Segundo o arcebispo italiano, o programa é efetivamente de diálogo com “as culturas, tradições religiosas e populações pobres”, de forma natural e óbvia, “é o enredo de reflexões pastorais do texto base.

“O documento reitera que a Eucaristia é fonte e ápice da missão da Igreja e identifica o valor acrescentado oferecido pela celebração da Eucaristia para uma missão empenhada em crescer essas enzimas do diálogo, da reconciliação, da paz e do futuro de que a Ásia está sedenta”, desenvolveu o presidente.

Dom Piero frisou que o Congresso Eucarístico Internacional vai a Cebu recordar que “a missão é um intercâmbio de presentes entre quem anuncia e receber a mensagem do Evangelho”: “Vão à cidade berço do cristianismo no Oriente para dar e receber, para evangelizar e ser evangelizados, para falar, mas também para ouvir”.

Números do 51º CEI

Com o tema ‘Cristo em vós, a esperança da glória’, o 51º CEI em números contará com a participação de 20 cardeais, 50 bispos de outras nacionalidades e, pelo menos, 100 bispos filipinos que se vão reunir para a Assembleia Plenária da sua conferência episcopal, também em janeiro de 2016.

O arcebispo de Cebu adiantou que até ao dia 21 de outubro de 2015 tinham recebido a inscrição de mais de 8 mil peregrinos de 57 países.

“Temos também cinco mil voluntários e 600 famílias que se disponibilizaram a receber os peregrinos”, acrescentou D. José Palma na conferência de imprensa na Sala João Paulo II.

O Congresso Eucarístico Internacional será precedido por um ‘Simpósio Teológico’, de 20 a 22 janeiro e o programa completo pode ser consultado no site oficial: www.iec2016.ph

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo