Íntegra

Discurso do Papa à comunidade de Castel Gandolfo - 29/09/2012

Discurso
Audiência com as delegações do município de Castel Gandolfo, autoridades civis e militares, comunidades religiosas e funcionários das vilas pontifícias
Salão Suíço do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo
Sábado, 29 de setembro de 2012

Caros irmãos e irmãs,

Tenho o prazer de recebê-los ao término do meu período de verão em Castel Gandolfo. Isso me permitiu viver um período de estudo, oração e repouso, durante o qual notei com admiração a preocupação e o cuidado de todas as pessoas empenhadas em garantir assistência e hospitalidade a mim, aos meus colaboradores, como também aos hóspedes e aos peregrinos que vêm aqui para encontrar o Sucessor de Pedro. Expresso minha profunda gratidão a todos e a cada um pela dedicação abundante ao longo desses meses. Durante o verão, Castel Gandolfo se confirma como uma “segunda casa” do Bispo de Roma, que concorre "primeiro" na capacidade para acomodar os visitantes e peregrinos para rezar o Angelus de domingo ou para as Audiências Gerais realizadas às quartas-feiras.

Saúdo com afeto e gratidão em primeiro lugar o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro. Saúdo o pároco de Castel Gandolfo e os seus colaboradores, junto à comunidade religiosa e leiga, homens e mulheres, presentes no território. Convido-vos todos a continuarem a fazerem-me sentir a vossa proximidade espiritual também depois da minha partida, assim como aconteceu neste período de minha permanência. Por isso eu vos sou grato, e encorajo-vos a prosseguirem com confiança e alegria o vosso serviço a Cristo e ao seu Evangelho.

Dirijo uma cordial saudação às autoridades civis de Castel Gandolfo na pessoa do prefeito. Enquanto vos agradeço pela disponibilidade e pela preocupação demonstrada, asseguro a minha lembrança em oração para toda a vossa comunidade, em particular para as famílias carentes e para os doentes.

Eu também gostaria de oferecer a minha saudação aos responsáveis pelos Serviços de Governatorato: o Corpo da “Gendarmeria”, “la Floreria”, os serviços técnicos e de saúde; e os outros órgãos que cooperaram de maneira determinante para o ordeiro desenvolvimento de todos os compromissos: a Guarda Suíça Pontifícia, os funcionários e os outros agentes da Polícia Italiana e os oficiais e aviadores do 31º Esquadrão da Aeronáutica Militar. O Senhor vos recompense a todos com abundantes dons celestiais, e cuidados a vós e vossas famílias.

Queridos irmãos e irmãs, agradeço-vos pela vossa presença hoje neste encontro. O melhor modo de lembrar é aquele da oração: eu não me esquecerei de rezar por vós e pelas vossas intenções, e confio que vós fareis o mesmo. À Virgem Maria, que veneramos no mês de outubro como Regina do Santo Rosário, confio cada um de vós, os vossos parentes e amigos. Estejam sempre com ela, com seu olhar amável, a acompanhar e sustentar os nossos passos no caminho da justiça e da verdade. Com estes sentimentos, concedo de coração a cada um de vós aqui presentes e a todos os vossos entes queridos a Benção Apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo