O objetivo do mês missionário é despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, celebrado neste domingo, 21
Da redação, com Vatican News
Realizou-se na manhã desta sexta-feira, 21, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a coletiva de apresentação do Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo domingo, dia 21.
Tomaram a palavra o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; Dom Giampiero Dal Toso, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias; e Padre Fabrizio Meroni, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária e Diretor da Agência Fides.
O tema da Mensagem do Papa para este 92° Dia Mundial das Missões 2018 é “Juntamente com os Jovens, levemos o Evangelho a todos”!
Segundo a Mensagem do Papa, muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequeninos”, promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão.
Estas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons, concedidos por Deus, para melhor servir aos outros.
Campanha Missionária 2018
O Mês de Outubro anima-nos na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano, em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de atividades, lembramos a vida de tantos missionários que construíram a sua história.
O objetivo do mês missionário, que este ano tem como tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no próximo domingo, 21 de outubro.
Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco convida-nos a agir, sem medo e sem rigidez, mas com coragem e “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Esta não deve ser uma Igreja burocrática e sim uma Igreja “em saída”, próxima das pessoas.
Neste espírito e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018 “Vós sois todos irmãos”, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.
Mês extraordinário das Missões
O Santo padre aceitou a proposta da Congregação para a Evangelização dos Povos, de proclamar Outubro de 2019 como um Mês Missionário Extraordinário, com objetivo de “despertar, em medida maior, a consciência da Missão ad gentes e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral.”
O “Mês extraordinário das Missões” tem como tema: “Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”. Esta iniciativa, de grande importância eclesial, será composta de oração, testemunhos e reflexão sobre a centralidade da Missão ad gentes.
Com esta iniciativa, o Papa Francisco convida-nos a colocar a Missão ad gentes ao centro das celebrações do 100º aniversário da Carta Apostólica “Maximum Illud”, do Papa Bento XV.
Sínodo para a Amazônia
Na assembleia anual dos Diretores das Pontifícias Obras Missionárias, que se realizou em Roma, o Papa Francisco recordou que, em outubro de 2019, também se realizará o Sínodo dos Bispos para a Amazônia: “Espero que essa coincidência – disse – nos ajude a manter fixo o nosso olhar em Jesus Cristo, ao enfrentar problemas, desafios, riquezas e pobrezas; ajude-nos a renovar o compromisso de serviço ao Evangelho para a salvação dos homens e mulheres, que vivem naquelas terras. Rezemos para que o Sínodo para a Amazônia possa requalificar, evangelicamente, a missão naquela região tão sofrida, injustamente explorada e necessitada da salvação de Jesus”.