Na manhã desta quinta-feira, 20, o Papa Bento XVI recebeu um grupo de meninos da Ação Católica Italiana para os cumprimentos de Natal. Ao saber que a frase guia deste ano para as atividades da Ação foi “em busca do autor”, o Santo Padre destacou que o autor da vida, da alegria, do amor e da paz é Deus.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Palavras do Santo Padre
Bento XVI lembrou que Deus deu a vida ao homem, criou-o à sua imagem, mostrou-lhe o seu rosto e deu-lhe o Seu Filho Jesus, que será contemplado em breve no Natal. “… cresceu (Jesus) como um garoto, como vocês, percorreu as ruas de nosso mundo para comunicar o amor de Deus, que torna a vida bela e feliz, plena de bondade e generosidade”.
Assim como é o autor da vida, Deus é também o autor da alegria. Nesse aspecto, o Papa reconheceu que muita gente faz o outro feliz, mas há um grande amigo que dá alegria a todos e enche o coração com uma alegria que supera todas as outras: Jesus.
“Lembrem-se, queridos amigos, quanto mais vocês aprenderem a conhecê-lo e a dialogar com Ele, mais terão no coração um sentimento de alegria e serão capazes de superar as pequenas tristezas que às vezes assolam a alma”, explicou.
Além da vida e da alegria, Bento XVI lembrou que Deus também é o autor do amor. Ele destacou que ninguém pode viver sozinho, sempre há a necessidade de se sentir aceito por alguém. “Sentir-se amado é necessário para viver, mas é igualmente importante ser capaz de amar os outros, para tornar bela a vida deles, a vida de todos, também dos vossos pares que se encontram em situações difíceis. Jesus nos fez ver com a sua vida que Deus ama todos sem distinção e quer que todos vivam felizes”, disse.
Por fim, o Santo Padre falou de Deus como o autor da paz, tão necessária para o mundo. Ele lembrou que os homens pensam que podem construir a paz sozinhos, mas é Deus que doa a paz verdadeira e sólida.
“Se sabemos escutá-lo, se damos espaço a Ele na nossa vida, Deus desfaz o egoísmo que sempre polui as relações entre as pessoas e entre as nações e faz surgir desejos de reconciliação, de perdão e de paz, também em quem tem o coração endurecido”, explicou.