Íntegra

Palavras do Papa a membros da Ação católica Italiana - 20/12/2012

Palavras do Santo Padre
Audiência com uma delegação de meninos da Ação Católica Italiana
Sala do Concistório do Palácio Apóstólico Vaticano

Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Queridos meninos e meninas da ACR (ACIERRE)

Fico feliz em receber os cumprimentos pelo Natal do Senhor. Saúdo-vos com afeto, juntamente com seus professores, o presidente Prof. Franco Miano e o assistente geral, monsenhor Domenico Sigalini.

Disseram-me que estão "em busca do autor" e que esta é a frase guia da vida de vocês este ano no ACIERRE. Pergunto: Quem é este autor? Já o encontraram? Tenho certeza de que, com os formadores e outros amigos da Ação Católica, encontrarão uma resposta cada vez mais clara para suas expectativas e serão capazes de ajudar muitos outros a encontrá-la. No entanto, eu também quero lhes dizer algo. Ates de tudo, sei que vocês procuram o autor da vida, aquele que lhes ajuda a viver bem, felizes consigo mesmos e com os outros. Mas sabemos que este autor é Deus, que nos mostrou seu rosto. Deus nos criou, nos fez à sua imagem, nos deu o Seu Filho Jesus, que se fez menino – e o contemplaremos em breve no Natal – cresceu como um garoto, como vocês, percorreu as ruas de nosso mundo para comunicar o amor de Deus, que torna a vida bela e feliz, plena de bondade e generosidade.

Certamente vocês procuram também o autor de vossa alegria. Se eu fosse perguntar o que lhes dá alegria, talvez a resposta seria: jogos, esportes, amigos, pais, que vivem para vocês e os amam. São muitos os que os fazem felizes, mas há um grande amigo que é o autor da alegria de todos e com quem o nosso coração fica pleno de uma alegria que supera todos as outras e que dura por toda a vida: Jesus. Lembrem-se, queridos amigos, quanto mais vocês aprenderem a conhecê-lo e a dialogar com Ele, mais terão no coração um sentimento de alegria e serão capazes de superar as  pequenas tristezas que às vezes assolam a alma.

Também, estão em busca do autor do amor. Pode-se viver sozinho, fechado em si mesmo? Se refletirem um momento, verão que a resposta é clara: “não”. Todos temos necessidade de querer bem e de sentir que alguém nos aceita e nos quer bem. Sentir-se amado é necessário para viver, mas é igualmente importante ser capaz de amar os outros, para tornar bela a vida deles, a vida de todos, também dos vossos pares que se encontram em situações difíceis. Jesus nos fez ver com a sua vida que Deus ama todos sem distinção e quer que todos vivam felizes. Agrada-me, então, esta vossa iniciativa no mês de janeiro para apoiar um projeto no Egito de ajuda concreta às crianças de rua.

Enfim, vocês procuram seguramente o autor da paz, da qual o mundo tem tanta necessidade. Sempre os homens pensam poder construir a paz sozinhos, mas é importante entender que é Deus que pode nos doar uma paz verdadeira e sólida. Se sabemos escutá-lo, se damos espaço a Ele na nossa vida, Deus desfaz o egoísmo que sempre polui as relações entre as pessoas e entre as nações e faz surgir desejos de reconciliação, de perdão e de paz, também em quem tem o coração endurecido.

Queridos meninos e meninas da ACIERRE, desejo-vos fazer esta busca juntos, entre vós e com os vossos companheiros de escola e de jogos. Se vos ajudarem uns ao outros a buscar o grande Autor da vida, da alegria, do amor, da paz, descobrirão que este Autor não está nunca longe de vocês, antes de tudo é muito próximo: é o Deus que se fez criança em Jesus!

Queridos amigos, desejo um Feliz Natal a vocês e a toda a Ação Católica!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo