Igreja

Bispos norte-americanos divulgam ações contra escândalos sexuais

Declaração oficial do Comitê Administrativo da Conferência Episcopal dos EUA detalha os passos tomados contra esses escândalos

Da redação, com Vatican News

Cardeal Daniel DiNardo, presidente da USCCB e do Comitê Administrativo / Foto: Reprodução Youtube USCCB

O Comitê Administrativo da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira, 19, quatro medidas específicas contra as denúncias de abuso sexual que assolam a Igreja estadunidense.

As medidas, que serão adotadas imediatamente pela Igreja nos Estados Unidos, são as seguintes:

1. Foi aprovado um sistema que receberá confidencialmente, por telefone e on-line, queixas e denúncias de abuso sexual contra menores por um bispo ou mesmo constrangimentos e má conduta sexual contra adultos praticadas por bispos. Essas denúncias chegarão diretamente à autoridade eclesial apropriada e, exigido pela lei vigente, às autoridades civis;

2. O Comitê de Asssuntos Canônicos e Governança da Igreja da USCCB desenvolverá propostas políticas que abordem restrições sobre bispos que foram removidos ou tenham renunciado por conta de alegações de abuso sexual conta menores ou assédio sexual ou conduta imprópria com adultos, incluindo seminaristas e sacerdotes;

3. Já foi dado início ao desenvolvimento de um Código de Conduta para bispos com relação a abuso sexual de menores, assédio sexual ou má conduta sexual com adultos; ou ainda negligência do escritório do bispo acusado com relação a casos desta natureza;

4. Total suporte na situação acerca do Arcebispo McCarrick, incluindo as alegações de abuso contra menores, padres, seminaristas, bem como quaisquer respostas feitas a essas alegações. Tal investigação deve contar com especialistas leigos em áreas relevantes, como a aplicação da lei e serviços sociais.

Apenas o começo

O Comitê Administrativo enfatiza ainda que estes são apenas os primeiros passos adotados contra essas denúncias de abuso sexual. Eles aguardam consultas com leigos, clérigos e religiosos, a fim de encontrar medidas específicas que possam ser tomadas “para reparar o escândalo e restaurar a justiça”.

O Comitê ainda clama que todos os bispos “se unam a nós em atos de prece e penitência” e afirmam que “é tempo de um profundo exame de consciência para cada bispo”.

Os bispos do Comitê detalharam ainda que o apoio está disponível para todas as vítimas de abuso sexual, mas as encorajam a “nunca hesitar em também entrar em contato com as autoridades locais”. Eles prometem ainda “curar e proteger com toda força que Deus nos provê”.

Em acordo com o Papa

A liderança da USCCB afirmou, por fim, que todas essas ações foram tomadas em comunicação com o Santo Padre, com quem se encontraram na semana passada.

E finalizaram o comunicado oficial com a prece do próprio Papa Francisco: “Que o Espírito Santo nos conceda a graça da conversão e a unção interior necessária para expressar, perante esses crimes de abuso, a nossa compunção e a nossa determinação corajosa para combatê-los”.

Leia também
.: Bispos brasileiros manifestam apoio e solidariedade ao Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo