Visita

Bispos do Rio Grande do Sul realizam visita ao Vaticano

Os bispos do Estado estarão em Roma na primeira semana de maio, e visitará o Papa no Vaticano

Da Redação, com Diocese de Caxias do Sul 

Foto: Site Oficial da Diocese de Vacaria

Na noite do próximo sábado, 30 de abril, os arcebispos do Rio Grande do Sul viajam para Roma em visita ao Vaticano. A incerteza gerada pela pandemia, mobilizou o mundo inteiro em um confinamento e gerou o adiamento da visita, agora confirmada para 02 a 06 de maio.

Durante a visita, o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.

No dia 04 de maio, o episcopado gaúcho também estará na Secretaria de Estado do Vaticano e na quinta-feira, 05, participará da Audiência com o Papa Francisco.

O grupo que viaja à Itália no fim de abril inclui 4 arcebispos, 15 bispos ativos, 3 bispos eméritos e o Pe. Silvio Jorge Mazzarolo, que assumiu como administrador diocesano de Cruz Alta desde a transferência de Dom Adelar Baruffi .

Uma visita inédita

A visita Ad Limina é um ato que todo o Bispo cumpre para o bem de sua própria diocese e de toda a Igreja, para favorecer a unidade, a caridade, a solidariedade na fé e no apostolado.

Trata-se de um momento forte na vida e no ministério pastoral dos Bispos, uma oportunidade de experimentar, de forma mais intensa, a comunhão com o Sucessor de Pedro e entre outros bispos.

Desta forma, será uma oportunidade de fortalecem a dimensão da colegialidade que os une num só corpo bem unido a serviço da Igreja, Povo de Deus a caminho da casa do Pai.

Os bispos vão apresentar ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja no Rio Grande do Sul, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas 18 arquidioceses do Regional Sul 3.

História

Já são dois anos de espera ansiosa pela visita Ad Limina. A viagem que ocorrerá em maio  estava marcada inicialmente para 21 a 30 de março de 2020, cancelada em virtude da pandemia do Covid-19.

Com estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 3, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009.

Dos 22 bispos que agora vão ao Vaticano, apenas sete eram bispos diocesanos na época e estavam na visita em 2009. Na ocasião, o encontro foi realizado junto com os bispos do Regional Sul 4 em Santa Catarina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo