Novidade

Vaticano instala chuveiros para moradores de rua

Haverá mudanças nos banheiros químicos posicionados sob o “colonato” da Basílica de São Pedro. Três deles serão dotados de chuveiro, favorecendo os moradores de rua

Da redação, com news.va

moradoresderua_papa

Moradores de rua no aniversário do Papa Francisco / Foto: CRB Nacional

Os moradores de rua que vivem nos arredores do Vaticano poderão contar, nos próximos dias, com mais serviços. Terá início a partir de segunda-feira, 17, a reforma dos banheiros químicos posicionados sob o “colonato” da Basílica de São Pedro, destinados aos turistas. Três deles serão dotados de chuveiro.

A decisão foi tomada depois que o Elemosineiro do Papa, Dom Konrad Krajewski, convidou um morador de rua para jantar num restaurante no início de outubro.

O convidado era um senhor italiano da ilha da Sardenha, chamado Franco, que naquele dia completava 50 anos. Franco respondeu ao Bispo polonês “não posso ir ao restaurante porque estou mal cheiroso. Aqui ninguém morre de fome. Mas não há banheiros onde possamos nos lavar”.

Dom Krajewski agiu imediatamente e decidiu reformar os banheiros usados pelos turistas. E não só: convidou as paróquias romanas mais frequentadas por moradores de rua a fazerem o mesmo.

O bispo tem até mesmo a resposta pronta para quem se incomodar em ver os “barboni” – como são chamados na Itália – sob as imponentes colunas de Bernini, um dos locais mais visitados do mundo:  “A Basílica existe para custodiar o Corpo de Cristo e nos pobres nós servimos o corpo sofredor de Jesus. Desde sempre, na história de Roma, os pobres se reúnem em volta das basílicas”, afirma.

O Elemosineiro do Papa, todavia, não aceitou a resposta de Franco, e o levou para jantar num restaurante chinês das redondezas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo