Diálogo inter-religioso

Vaticano envia mensagem a muçulmanos pelo mês do Ramadã

Na mensagem, Vaticano convida muçulmanos a rejeitar violência em nome de Deus

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Cristãos e muçulmanos juntos para combater a violência realizada em nome da religião. Esse é o convite feito pelo Vaticano na mensagem enviada aos muçulmanos por ocasião do mês do Ramadã. O texto foi publicado pela Santa Sé nesta sexta-feira, 19.

A mensagem foi enviada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. O texto recorda o assassinato de tantas pessoas pertencentes a comunidades étnicas e religiosas em vários países, bem como a destruição de seu patrimônio cultural e religioso e emigrações forçadas.

O Vaticano acredita que o que torna esses crimes ainda mais hediondos é a tentativa de justificá-los em nome da religião. Para a Santa Sé, isso é uma instrumentalização da religião para obter poder e riqueza.

“Não há uma vida que seja mais preciosa que a outra por motivo de sua pertença a uma específica raça ou religião. Então, ninguém pode matar. Ninguém pode matar em nome de Deus; isso seria um crime duplo: contra Deus e contra a própria pessoa”.

O texto recorda também o que disse João Paulo II sobre cristãos e muçulmanos: que eles têm o privilégio da oração. Há uma grande necessidade de oração, reitera o Vaticano, pela justiça, pela paz e por todos os que cometem violência em nome da religião.

Já é um costume que o Vaticano cumprimente outras religiões com uma mensagem por ocasião de datas festivas. Os textos ficam a cargo do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

O mês do Ramadã, neste ano, começou nesta quinta-feira, 18. Para os muçulmanos, é uma ocasião marcada por várias práticas religiosas e sociais, como o jejum, a oração, a esmola, a ajuda aos pobres e visitas a parentes e amigos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo