De 25 a 30 de novembro

Vaticano confirma viagem do Papa ao continente africano

O Papa Francisco irá visitar o Quênia, o Uganda e a República Centroafricana em novembro deste ano

Da redação, com Agência Ecclesia

O Vaticano confirmou nesta quinta-feira, 10, que o Papa Francisco irá visitar o Quênia, o Uganda e a República Centroafricana em novembro deste ano. Esta será sua 11ª viagem internacional do Pontificado e a primeira ao continente africano.

Em nota oficial, a Santa Sé adianta que Francisco, “acolhendo o convite dos respectivos chefes de Estado e dos bispos”, visitará o Quênia, nos dias 25 a 27 de novembro, em seguida, o Uganda, de 27 a 29 e, concluindo a viagem, irá na República Centroafricana, nos dias 29 e 30 de novembro. O programa completo será divulgado em breve.

Em junho, Francisco havia anunciado a intenção de visitar a África, durante um encontro com mais de mil padres na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Na ocasião, o Pontífice sublinhou a importância da ação da Igreja Católica neste continente, em particular nas escolas e hospitais, e criticou a exploração dos recursos naturais africanos por parte das potências mundiais, sustentando que as respostas de emergência não chegam.

“A Europa tem de investir na África, para que haja indústria, trabalho e as pessoas não tenham de vir para cá”, precisou.

Em abril, o Papa recebeu no Vaticano os bispos do Quênia em visita ‘ad Limina’, e exortou a Igreja Católica daquele país a trabalhar com as outras religiões na “promoção da paz e da justiça”.

Dias depois da morte de cerca de 150 universitários cristãos em Garissa, Francisco incentivou os prelados africanos a “serem sempre fiéis à sua missão enquanto instrumentos de reconciliação”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo