Movimentação financeira

Vaticano apresenta relatório anual do IOR

O relatório destaca que, em 2013, houve grande progresso no trabalho de monitoramento das atividades financeiras

Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Sala de Imprensa do Vaticano publicou, nesta segunda-feira, 19, o relatório anual sobre as atividades financeiras da Santa Sé referente a 2013. O documento foi preparado pela Autoridade de Informação Financeira (AIF), composta para a vigilância dos trabalhos do Instituto para Obras Religiosas (IOR), popularmente conhecido como Banco do Vaticano.

O relatório destaca que em 2013 houve grande progresso no trabalho de monitoramento das atividades financeiras, seja por parte das instituições vaticanas, seja por parte dos organismos internacionais que, em parceria, auxiliaram no processo.

“A avaliação realizada, em dezembro de 2013, por Moneyval; o comitê de peritos sobre o andamento das medidas contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo; o Conselho da Europa e as nossas estatísticas nos permitem dizer que, agora, temos em vigor um sistema correto e equivalente para prevenir e combater a criminalidade financeira, um sistema que está bem alinhado com os padrões internacionais”,  declarou o diretor da AIF, René Brülhart.

O diretor informa ainda que, em 2013, a AIF tornou-se membro da Egmont Group, a rede global de unidade de informação financeira. Com isso, assinou diversos acordos para institucionalizar a mútua colaboração na luta contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Foram assinados protocolos com a Alemanha, Itália, Holanda, Eslovênia e Estados Unidos.

A Sala de imprensa aponta que, em 2014, a AIF conduziu a primeira inspeção ordinária no Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conforme a nova lei XVIII estabelecida pelo Papa Francisco em outubro de 2013. A inspeção colocou em evidência os progressos e passos concretos dados nos últimos 12 meses.

Por fim, a nota da Sala de Imprensa informou que essa primeira inspeção traçou novos procedimentos de ação para 2014, de modo a melhorar e desburocratizar os processos atuais.

Autoridade de Informação Financeira

Autoridade de Informação Financeira (AIF) é a autoridade da Santa Sé / Estado do Vaticano,  responsável pela supervisão e informação financeira, a fim de prevenir e impedir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Instituída pelo Papa Bento XVI , com Carta Apostólica, em forma de Motu Proprio, em 30 de dezembro de 2010, a AIF cumpre suas atividades institucionais de acordo com o estatuto anexo ao Motu Proprio e a Lei CXXVII, de 30 de dezembro de 2010, posteriormente alterada e completada pelo Papa Francisco.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo