Audiência com Crianças Cantoras

Na Igreja, música transmite alegria e ajuda a rezar, afirma Papa

Na Sala Paulo VI, Francisco encontrou-se com a Federação Internacional dos Pueri Cantores; segundo ele, coros ajudam a abrir corações para Deus

Da redação, com Vatican News

Papa durante audiência com os “Pueri Cantores” /Foto: Vatican Media via REUTERS

O Papa Francisco recebeu no Vaticano na manhã deste sábado, 30, as crianças da Federação internacional “Pueri Cantores” (Crianças Cantoras), que o acolheram com um lindo canto. Ao iniciar sua saudação aos 3.500 presentes na Sala Paulo VI, o Pontífice elogiou a obra destas crianças cantoras:

“O que vocês fazem é muito importante, porque, com suas vozes, ajudam as comunidades a rezar e a abrir os seus corações ao Senhor. Isso é fundamental para a vida da Igreja. Por isso, gostaria de confiar-lhes três palavras-chave: alegria, oração e humildade.”

Cantar é alegria

Assim, o Santo Padre passou a explicar cada uma destas palavras, a começar pela “alegria”: “Cantar é alegria, sobretudo, quando é feita em coro. A alegria do seu canto é um dom que vocês receberam dos que compuseram a música, que vocês interpretam, dos que a ensinam e transmitem, também através dos séculos. Quantas crianças e adolescentes cantam os cantos de vocês!”.

Leia também
.: Papa frisa importância da música na liturgia e evangelização

Francisco citou uma frase do apóstolo São Paulo: “Deus ama quem dá com alegria”: “E isto é muito lindo: receber um dom precioso e transmiti-lo enriquecido com a própria alegria. Quando vocês colocam entusiasmo em cantar, dão um grande presente a quem as ouve. O mundo precisa de tanta alegria! Muitos, mesmo jovens, são prisioneiros da angústia ou do tédio. Por isso, o canto e a música podem tocar os corações, dar beleza e restituir entusiasmo e esperança para a vida. Isto é a alegria”.

Canto ajuda a rezar

A seguir, o Santo Padre explicou o significado da segunda palavra: “a oração”: “Vocês não são um artista qualquer, não dão espetáculo, mas ajudam os outros a rezar com seus cantos. Eis porque é importante manter sempre seus corações unidos a Jesus. Este é o sentido da oração diária: transmitir, com suas vozes, seu coração transbordante de amor por Jesus, que atinge os demais corações”. E recordando as palavras de Santo Agostinho, que dizia: “Quem canta reza duas vezes”, Francisco afirmou:

“É verdade: cantar é um ato de amor. Assim, rezamos com as palavras e a música, com o coração e com a voz, com devoção e com a arte. Com seus cantos vocês demonstram ter encontrado Jesus, generoso, santo, bondoso, que caminha sempre conosco. Cantando e rezando juntos, em harmonia, vocês ajudam a comunidade a seguir seu exemplo, a caminhar todos juntos”.

Cantar é uma escola de humildade

O Pontífice refletiu então sobre a terceira palavra, que confiou às Crianças Cantoras: a “humildade”: “Cantar é uma escola de humildade, porque o cantor faz parte de um coro, por meio do qual pode prestar um precioso serviço à própria comunidade”. E acrescentou:

“O canto de vocês torna-se mais humilde, porque está ao serviço de Deus e, por isso, ajuda os outros a encontrar o Senhor e a dar espaço ao silêncio para ouvir Jesus. Um cantor jamais deve estar ao centro da atenção, pelo contrário, deve unir-se ao coro, pois a unidade vem da humildade e expressa a verdadeira amizade, com Deus e com os demais irmãos”.

O Papa concluiu sua saudação às “Crianças Cantoras” (Pueri Cantores) destacando que a música pode ensinar muitas coisas, sobretudo, a música sacra, cuja alma é a Palavra de Deus. “Compartilhem este dom que receberam com os outros. Obrigado pelo seu serviço! Continuem a fazê-lo com paixão. Feliz Ano Novo a todos!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo