Turquia

Turquia dispensa militares e fecha meios de comunicação

Ao todo, quase 1700 militares foram dispensados e mais de 130 meios de comunicação fechados na Turquia

Da redação, com Reuters

A Turquia dispensou quase 1.700 pessoas do quadro militar e fechou mais de 130 meios de comunicação, nesta quarta-feira, 27, em meio a uma crescente repressão que provoca alarme entre seus os aliados da Otan, depois da tentativa frustrada de golpe no país neste mês.

Um total de 1.684 pessoas do quadro militar foi dispensado, afirmou uma autoridade de governo, citando o papel delas no golpe frustrado de 15 e 16 de julho, quando uma facção dos militares tentou derrubar o governo.

O presidente Tayyip Erdogan acusou o clérigo muçulmano Fethullah Gulen, que mora dos Estados Unidos, de planejar a tentativa de golpe, e autoridades já suspenderam, dispensaram ou colocaram sob investigação mais de 60 mil soldados, policiais, professores, juízes e outros suspeitos de terem ligação com o movimento de Gulen.

Gulen nega envolvimento na tentativa de golpe.

Entre os militares que tiveram a dispensa anunciada nesta quarta-feira, 149 eram generais e almirantes, segundo a autoridade do governo. Isso representaria aproximadamente 40 por cento de todos os generais e almirantes turcos, de acordo com informações militares.

O governo disse no jornal oficial que três agências de notícias, 16 canais de TV, 45 jornais, 15 revistas e 29 editoras receberam ordens para fechar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo