Igreja

Tsunami na Indonésia: Cáritas faz apelo por solidariedade

Tsunami atingiu ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, neste final de semana

Da redação, com Vatican News

Tsunami atingiu a Indonésia neste final de semana./ Foto: Antara Foto/Asep Fathulrahman/via REUTERS

A Rede Cáritas está em ação desde o fim de semana, quando um tsunami atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia. Apesar da dificuldade de comunicação com a área afetada, a central da Cáritas na Indonésia faz um esforço para apoiar os agentes da Cáritas local.

“A nossa logística de trabalho nas duas ilhas é muito boa, mas nessa fase de emergência não é fácil se comunicar. A Cáritas Tanjung Karang em Sumatra já está distribuindo alimentos aos sobreviventes. Voluntários conseguiram entregar 700 pacotes de comida. No dia do Natal, outros mil pacotes serão distribuídos”, afirmou Yohannes Baskoro, responsável pelas atividades da Cáritas Indonésia.

Distribuição de alimentos

Na ilha de Java, voluntários da diocese da capital, Jakarta, conseguiram chegar à área atingida de carro e já estão realizando trabalhos de campo. A distribuição de alimentos é realizada em coordenação com as irmãs franciscanas. Em toda a região, os voluntários coletam dados e levam suprimentos básicos. “A Cáritas Indonésia está preparando uma equipe de ajuda a longo prazo e o envio de voluntários de outras áreas”, acrescentou Baskoro.

O diretor interino da Cáritas Indonésia, padre Inácio Swasono, afirmou que, nos últimos meses, o país enfrentou muitas situações de emergência, mas agora os estragos são maiores, em plena véspera do Natal. “O tsunami durante à noite surpreendeu a todos e não deu a possibilidade de escapar a muita gente. O cenário é crítico. Apelamos a todos os homens e mulheres de boa vontade para que nos ajudem novamente neste momento de desencorajamento e medo, para que o Natal do Senhor traga esperança às populações afetadas”. O padre Swasono acrescentou: “muitos voluntários já estão trabalhando e indo à área do Tsunami. Desde ontem, o hospital católico de Cilegon Serang está aberto para as pessoas que precisam de ajuda “.

O tsunami

O tsunami atingiu o estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia. As autoridades atribuem a tragédia a um possível desprendimento de terra produzido pela erupção do vulcão Anak Krakatau.

O Estreito de Sunda liga o mar de Java ao Oceano Índico. A Indonésia é um dos países que mais sofre com desastres naturais por estar localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região de colisão entre placas tectônicas.

Até agora, pelo menos 280 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas. Esses números continuam crescendo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo