1 milhão de euros

Bispos italianos enviam doação a vítimas de terremoto na Indonésia

A contribuição foi feita através da Cáritas italiana e coordenada pelas Cáritas locais e dioceses indonésias

Da redação, com Vatican News

Vista aérea de região atingida por terremoto e tsunami em Petabo, vizinhança de Palu/ Foto: Reuters/ Darren Whiteside

Os bispos da Conferência Episcopal Italiana doaram 1 milhão de euros para as vítimas do terremoto e do tsunami que atingiu a Indonésia. A contribuição foi feita através da Cáritas italiana e coordenada pelas Cáritas locais e dioceses indonésias.

Em 28 de setembro passado, um terremoto de 7.5 da escala Rictcher atingiu a província de Sulawesi central. Logo depois, um tsunami com ondas de até 6 metros abateu-se sobre o litoral de Palu e Donggala, atingidas anteriormente pelo terremoto. No balanço inicial, nos primeiros dias de outubro, as vítimas eram 1.407, às quais se acrescentam 799 feridos e 99 desaparecidos. No dia 3 de outubro, o vulcão do Monte Soputan, na ilha de Sulawesi, entrou em erupção, obrigando as autoridades do país asiático a elevarem o alerta na região para o nível 3 de uma escala de 4.

Segundo o último balanço divulgado foram 2.073 mortes, a maioria na cidade de Palu. Estima-se que cerca de 5 mil habitantes continuem desaparecidos, muitos deles nos escombros de casas e prédios destruídos. Quase 80 mil pessoas perderam suas casas e estão em abrigos improvisados e cerca de 200 mil precisam de ajuda humanitária urgente. Comida e água potável estão em falta e muitas vítimas perderam tudo.

O centro de gestão para a distribuição dos bens materiais, reconstrução e reabilitação estão na paróquia de Santa Maria em Palu. Todas as organizações caritativas da Cáritas e outras realidades das Igrejas locais estão em contato com o governo local e com os agentes humanitários presentes in loco. Uma das maiores preocupações é alcançar todas as regiões atingidas e administrar as ajudas disponíveis em base às necessidades.

A equipe indonésia de Médicos Sem Fronteiras (MSF), formada por médicos, e especialistas em logística e saúde, está trabalhando nas regiões mais remotas da ilha de Sulawesi em colaboração com o Ministério da Saúde local. A equipe de MSF conseguiu chegar nas áreas atingidas no distrito de South Dolo, Sigi, e mais ao norte, no litoral ocidental do distrito de Donggala, que abriga mais de 50.000 pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo