Pontifícia Academia das Ciências Sociais realiza uma plenária para abordar a problemática do tráfico de pessoas. Papa pediu atenção especial sobre o assunto
Da Redação, com Rádio Vaticano
O tráfico de seres humanos será mais uma vez tema da Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. O encontro reunirá especialistas no Vaticano, de 17 a 21 de abril, em torno do tema “Tráfico de seres humanos: questões por trás da criminalização”.
Logo no início do seu pontificado, o Papa escreveu à mão um bilhete para o Chanceler deste organismo, o arcebispo Marcelo Sánchez Sorondo, pedindo que o tema do tráfico e a escravidão moderna recebessem uma atenção especial. Desde então, a Pontifícia Academia promoveu inúmeros encontros envolvendo não somente religiosos, mas também autoridades civis, políticas e institucionais.
Leia também
.: “É uma vergonha”, diz Papa sobre tráfico de pessoas
.: Papa convoca dia de oração contra o tráfico de seres humanos
.: Papa envia mensagem contra o tráfico de pessoas
É o que se verificará novamente na Plenária, com a finalidade não simplesmente de acrescentar vozes em uníssono contra o tráfico, mas “de levar avante esse movimento, oferecendo novos elementos de uma agenda concreta para eliminar esse crime contra a humanidade, suas causas e consequências”, escreve a Presidente da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Margaret Archer.
Esse fenômeno será analisado por meio de conferências e debates com a participação de membros das Nações Unidas, da Organização Internacional do Trabalho, da União Europeia, advogados, pesquisadores e voluntários.
Entre os temas, estão os processos de repatriação e de reinserção social das vítimas, prostituição, aplicação das leis, os papeis dos novos meios de comunicação, o tráfico de órgãos, entre outros.