Japão

Tóquio enfrenta desabastecimento em meio a incertezas pós-tremor

Moradores de Tóquio enfrentavam confusão e incerteza sobre o abastecimento de alimentos e energia nesta segunda-feira, 14, após os devastadores terremoto e tsunami de sexta-feira que também afetaram uma usina nuclear.

Algumas prateleiras de lojas estavam vazias e muitas linhas de trem estavam desativadas no momento que os moradores da capital japonesa voltavam ao trabalho após um fim de semana tomado por imagens horríveis dos danos provocados pela tragédia.

No distrito prioritariamente residencial de Nerima, em Tóquio, bens como arroz, pão e macarrão instantâneo estavam esgotados. A energia foi desligada em prateleiras que conservam carne para economizar eletricidade.

"Cerca de 40 a 50 pessoas estavam na fila quando abrimos às 10. Um dia de alimentos se esgotou em uma hora. Tivemos uma segunda entrega ao meio-dia e isso também acabou em uma hora", disse Toshiro Imai, gerente de uma loja em Tóquio.

"Parte da fábrica de um de nossos fornecedores foi danificado e os estoques estão pequenos."

No domingo, o primeiro-ministro Naoto Kan classificou o momento como a pior crise na história do Japão desde a Segunda Guerra Mundial e a preocupação aumento com as informações citando especialistas que acreditam em chance de 70 por cento de um grande tremor na quarta-feira.

Leia mais
.: Até 160 pessoas podem ter sido expostas a radiação no Japão
.: Japão amplia retirada de moradores após explosão em usina nuclear
.: População teme chegada de tsunami, diz Núncio no Japão
.: Brasileiro que vive no Japão dá informações sobre terremoto
.: Itamaraty divulga nota sobre terremoto no Japão

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo