Entrevista com padre Lombardi

Toma forma documento sobre reforma da Cúria, informa Santa Sé

Padre Lombardi informou jornalistas sobre reunião do Papa com conselho de cardeais que o auxiliam na reforma da Cúria Romana

Da Redação, com Rádio Vaticano

Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou nesta quarta-feira, 13, que o documento sobre a reforma da Cúria Romana está tomando forma. Ele conversou com os jornalistas hoje no Vaticano sobre a 14ª reunião do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais que o auxilia nesse processo.

“Um método circular”. Assim padre Lombardi descreveu o andamento do diálogo em vista da nova Constituição Apostólica “Pastor bonus”, sobre a reforma da Cúria Romana. Isso porque se fala, nas reuniões, sobre os vários dicastérios com observações e propostas. Segundo o jesuíta, ainda não há conclusões, mas já se começou a recolher e organizar as contribuições e assuntos importantes para a reforma da Cúria.

Acesse
.: Outras notícias sobre a reforma da Cúria

“Hoje o dia foi dedicado a recolher e reorganizar as contribuições que foram dadas nas várias reuniões do Conselho, relativas aos vários dicastérios e organizá-las a fim de que o conjunto da estrutura da Constituição comece a ter uma forma. Portanto, não se limitar a ver singularmente os vários dicastérios, mas buscar posicionar as teclas que são obtidas com esses trabalhos, com essas reflexões, num esquema que gradualmente se completa a fim de constituir a proposta que o Conselho dá ao Papa em vista de uma nova Constituição. Este foi um pouco o trabalho de hoje”, explicou o sacerdote.

O jesuíta informou que o trabalho de apresentação das propostas foi concluído, mas nos encontros que o Papa Francisco faz com o Conselho de Cardeais não se fala somente de reforma. É uma ocasião para Francisco pedir a opinião dos purpurados que formam o conselho sobre vários assuntos.

Padre Lombardi cita a coleta de informações para a nomeação de novos bispos. Trata-se de identificar as pessoas adequadas para o compromisso episcopal. Nesse sentido, existem procedimentos, contatos, critérios, objetivos, aprofundamentos e conversa com o núncio no país interessado.

As reuniões são também ocasião para se atualizar sobre a atividade da Secretaria para a Economia e da Comissão para a Tutela de Menores. Padre Lombardi confirmou que assim se procedeu nesse 14º encontro dos cardeais.

Junto com o Papa Francisco nesse último ciclo de reuniões, estiveram presentes todos os cardeais, exceto o indiano Oswald Gracias, por motivo de saúde. As próximas reuniões serão realizadas de 6 a 8 de junho, de 12 a 14 de setembro, e de 12 a 14 de dezembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo