Sobre exorcismo

Curso que inspirou "O Ritual" abre nova etapa no Vaticano

O curso multidisciplinar abordará muitas temáticas e o exorcismo será visto sob diversos pontos de vista

Da redação, com Rádio Vaticano

Começou nesta segunda-feira, 4, no Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, em Roma, o novo curso  “Exorcismo e oração de libertação”, organizado pelo Instituto Sacerdos. Trata-se de um seminário de atualização, proposto como suporte para os bispos, na preparação dos sacerdotes designados para o ministério do exorcismo.

“A ideia de promover um curso de nível universitário nasceu precisamente para buscar resolver as dificuldades em que se encontram diversos sacerdotes, quando devem enfrentar os problemas ligados a pessoas que desejam libertar-se do contato com o mundo do oculto, da magia, do satanismo, ou mesmo que, por motivos diversos, sentem ter algo relacionado com a ação do demônio. O primeiro curso remonta ao ano 2004-2005”, explicou o Secretário Nacional de Pesquisa e Informação Sócio-religiosa na Itália e fundador do curso, professor Giuseppe Ferraris.

O curso é do tipo multidisciplinar. Segundo o professor, serão abordadas muitas temáticas e o exorcismo será visto sob diversos pontos de vista – eclesial, teológico, bíblico, litúrgico, catequético, canônico e depois o médico e psicológico, o jurídico e criminalístico, o farmacológico e outros ainda. “Por isto dá uma preparação muito ampla a quem se inscreve”, afirmou.

O Ocultismo

O professor Giuseppe Ferraris explica que sociedade, por um determinado período de tempo, foi levada a esquecer a ideia do demônio, a não falar mais do diabo, a considerá-lo como algo de supersticioso e basta. Porém, no decorrer dos anos, o fenômeno explodiu de maneira improvisada e com um crescimento exponencial.

“Tanto é verdade que muitos jovens se aproximam hoje de temáticas ligadas ao oculto e ao satanismo; são atraídos por coetâneos que os levam por estes caminhos. Parecia ter desaparecido, mas ao invés disto, retornou mais forte ainda. E que o interesse do demônio tenha novamente explodido, pode ser demonstrado também pelo impacto que este curso teve nos meios de comunicação. Desde o primeiro curso, todos os mais importantes meios de comunicação se pronunciaram, participaram”.

Inspiração

O curso, inclusive, inspirou o filme “O Ritual”, interpretado por Anthony Hopkins. Este filme baseia-se no romance escrito por Matt Baglio, que participou da primeira e da segunda edição do curso.

Para o professor, muitos sacerdotes viram-se despreparados no início, visto que pouco se falava sobre o diabo e não sabiam como enfrentar o problema. “Iam até eles fiéis preocupados porque tinham parentes envolvidos em atividades e grupos satânicos, ou porque se sentiam obcecados ou possuídos pelo demônio e os párocos não sabiam o que fazer a este respeito. A ideia deste curso nasceu também em função disto, para dar uma mão aos sacerdotes, formá-los para saber como agir em modo correto neste campo”, destacou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo